Cidade | Campanha de vacinação contra a gripe mobiliza cinco postos de saúde - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cidade | Campanha de vacinação contra a gripe mobiliza cinco postos de saúde

Meta é imunizar 2.260 pessoas no município

Celso Luís, de Ribeirão Bonito, com informações do UOL

Teve início na última segunda-feira (26) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior, o que inclui o vírus H1N1, causador da influenza A. O governo federal estipulou a meta de vacinar 23,8 milhões de pessoas em todo o Brasil, até o dia 13 de maio, quando a campanha se encerrará.

Deverão ser imunizados os idosos com mais de 60 anos, indígenas, portadores de doenças crônicas, gestantes, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, além dos profissionais de saúde. As crianças ainda precisarão de uma segunda dose, que será aplicada 30 dias após a primeira. O Ministério orientou que quem possui alergia a ovo não receba a vacina.

De acordo com a diretora municipal de saúde, Maria Eliza Alboleia, Ribeirão Bonito recebeu do Ministério o primeiro lote da vacina, com 2.500 doses. Caso as vacinas estiverem se esgotando, será solicitado um segundo lote. A meta do município é imunizar 2.260 pessoas, 80% da população-alvo (2.825 munícipes).

Maria Eliza afirmou que a vacina não oferece nenhum risco às pessoas, ressaltando que uma possível contaminação após o recebimento da dose, não está relacionada com a vacinação. Nesses casos, o vírus já estava no organismo no momento da imunização. “A vacina é segura, se a pessoa estiver bem de saúde será protegida”, disse a diretora de saúde.

Em todo o município, serão cinco postos de vacinação, atendendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. No Jardim Centenário, os PSFs “Dr. Luiz Carlos Monteiro Novo” I e II; no bairro das Malvinas, os PSFs “Anita Bove” e “Irmãos Bernardi”; e em Guarapiranga, o PSF “Amábile Alves”.

Além disso, no próximo sábado (30), será realizado o “Dia D”, quando todos os postos de saúde citados e o Centro de Especialidades Municipal (CEM) estarão fazendo um mutirão, aplicando as vacinas durante todo o dia. Na ocasião, o CEM também disponibilizará uma equipe para tratamento de higiene bucal.

Os munícipes impossibilitados ou com dificuldades para comparecer a um posto de saúde (pessoas acamadas, moradores do asilo, detentos, além dos residentes na zona rural) receberão as doses da vacina em casa, por meio de uma equipe que será enviada às quintas e sextas-feiras. Outras pessoas que necessitem de atendimento em domicílio deverão ligar para o CEM e agendar a visita, através do telefone (16) 3344-1488.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora