Cidade | Mais de 200 assistem à palestra do deputado Aldo Rebelo sobre o novo Código Florestal em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cidade | Mais de 200 assistem à palestra do deputado Aldo Rebelo sobre o novo Código Florestal em Ribeirão Bonito

Ambientalistas tentaram protestar, mas foram impedidos pouco antes

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Marcel Rofeal
Cerca de 250 pessoas presenciaram a palestra do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) na noite desta quarta-feira (29) em Ribeirão Bonito. Relator do polêmico projeto de reforma do Código Florestal na Câmara dos Deputados, Aldo expôs seus pontos de vista e respondeu a alguns questionamentos feitos pelos espectadores. Um grupo de ambientalistas organizou um pequeno manifesto, mas foi retirado com ajuda da PM imediatamente.

A palestra teve início por volta das 19h30, com a execução do Hino Nacional. O presidente da 216ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), José Afonso Monteiro Celestino, fez às apresentações e agradeceu a presença do público, principalmente das autoridades locais e de cidades do interior paulista. Quatro vereadores e o prefeito de Ribeirão Bonito estiveram presentes, assim como o presidente da Câmara de Pederneiras, São Paulo.

Já com a palavra, o deputado explanou sobre a tramitação do projeto, desde sua proposição até a votação na Câmara. Contou que percorreu boa parte do país para discutir o assunto com agricultores, ambientalistas e cientistas, e que sabia da complexidade e importância do tema para a sociedade. O deputado acabou confidenciando que, de certa forma, não esperava tamanha repercussão sobre o caso e criticou àqueles que, segundo ele, são “pessoas que não pensam no futuro do Brasil”.

Rebelo afirmou que toda a polêmica sobre o caso foi gerada em cima de especulações, responsabilizando a imprensa por repassar informações equivocadas sobre a reforma no Código Florestal. A todo o momento, o deputado citou exemplos de países europeus e dos Estados Unidos para exaltar que o Brasil é o único a manter áreas de preservação permanente (APP) e comparando as áreas de florestas presentes no Brasil com o tamanho de diversos países.

O deputado federal afirmou que conversou com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de seus trabalhos como relator do projeto e que o texto apresentado visa à melhoria na qualidade de vida dos agricultores, do meio ambiente e de toda a sociedade, no geral. Ao final, Rebelo atendeu alguns presentes e ouviu críticas por um grupo de jovens, que apresentaram argumentos completamente contrários ao exposto pelo parlamentar.

Manifestação de Ambientalistas

Um pequeno grupo de ambientalistas da vizinha cidade de São Carlos esteve no local pouco antes da palestra. Eles queriam instalar uma faixa de protesto no recinto, mas foram impedidos. Logo depois, passaram a distribuir um manifesto impresso aos espectadores e uma cópia foi entregue ao deputado, que leu logo em seguida. O grupo foi retirado do local e impedido de acompanhar à reunião por cautela, e a Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança.

Visita do deputado Aldo Rebelo

O deputado federal chegou a Ribeirão Bonito no final da manhã desta quarta-feira, sendo recepcionado pelo prefeito Paulo Veiga (PPS), o vice-prefeito Totó Fabri (PMDB), e por seis dos nove vereadores do município. Após um almoço, oferecido em uma propriedade rural, Aldo Rebelo partiu para a vizinha cidade de Dourado, onde foi recebido pelo prefeito Edmur Buzzá (PT) na prefeitura. Lá, ele falou para alguns agricultores e autoridades sobre o novo Código Florestal.

4 comentários:

Antonio disse...

Mais uma vez Ribeirão Bonito esta de parabéns, por ter tantos agricultores interessados pelo assunto, mas em Dourado foi uma verdadeira vergonha.

Anônimo disse...

Caso as ideias desse senhor que veste jaquete de couro se estabeleçam (felizmente esse projeto não passará), certamente estariamos privando nossos filhos e netos um planeta sustentavel. O deputado citou muitos exemplos de pequenos produtores que possuem 8 hectares, 10 vacas e 27 galinhas, que vivem nas margens de rios e que terao que deixar areas de matas ciliares. Mas esse não é problema maior. E os latifundiarios que avançam desmatando florestas. O pais esta na mao de meia duzia apenas. Nivelou o Brasil por baixo, comparando-o a paises que nao respeitam o meio ambiente. Citou rios europeus que nao respeitam matas ciliares. Deputado, vamos nivelar o pais ainda mais por baixo ? Disse que a Amazonia é exemplo para o mundo. A Amazonia é preocupação para o mundo. Todos estao vendo os desmatamentos diarios. Disse que o Brasil cuida de seus indios. Como ? Que indios que sobraram ou sobrarão ? Nao concordei com nada que o senhor disse e seguramente haverão pessoas suficientes que nao aceitarão tambem. Pena que só tivemos seu parecer.

ass produtor de bananas (da boa)

Marcio (A) disse...

parabéns ????

olha o link em que o pessoal de são carlos foi agradido e não puderam participar....

Que absurdo isso.

http://saocarlosemdefesadocodigoflorestal.blogspot.com/

POsta ai marcel vamos divulgar .

Anônimo disse...

será que o prefeito concordou com o deputado?hahahaha atento

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora