Cidade | A educação é de responsabilidade dos pais, diz Capitão da PM de Ribeirão Bonito em palestra - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 26 de julho de 2011

Cidade | A educação é de responsabilidade dos pais, diz Capitão da PM de Ribeirão Bonito em palestra

Evento contou com a presença de dezenas de mães e filhos

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Dezenas de mães e filhos assistiram a uma palestra proferida pelo Capitão Luiz Alberto Andrade de Almeida, responsável pela 2ª Companhia do 38° Batalhão da PM, na noite desta segunda-feira (25) em Ribeirão Bonito. Andrade falou sobre drogas, convivência em sociedade e estrutura familiar, além de responsabilizar os pais pela educação de seus filhos. O encontro foi promovido pelo Departamento de Promoção Social de Ribeirão Bonito com integrantes dos projetos sociais.

A palestra começou pouco depois das sete e meia da noite. Capitão Andrade foi apresentado pela diretora municipal de Promoção Social, Vera Lúcia Simões Celestino, e iniciou sua explanação ressaltando a importância de que cada um desempenhe o seu papel na sociedade. O ponto fundamental da conversa foi quando o capitão da Polícia Militar responsabilizou os pais pela educação de seus filhos e disse que essa não é a obrigação da escola e nem do Estado.

“Hoje se pergunta ‘e a polícia? ’ quando deveria ser ‘e a família? ’”, disse Andrade. Para ele, a estrutura familiar é a “célula mais importante da sociedade”, uma vez que poderia evitar vários problemas. “Um filho que não respeita os pais em casa não sabe respeitar o professor na escola”, afirmou. Ressalvou que nem todos os jovens que não possuem uma família estruturada e participativa irão ingressar no caminho das drogas e do crime.

Entre outros assuntos, Andrade também citou sua surpresa ao visitar a escola Pirajá há alguns meses e comparou a situação encontrada no local com uma rebelião em presídio. “Numa rebelião nós já esperamos o que podemos encontrar, mas encontramos um cenário de guerra na escola”, prosseguiu. Foi quando instruiu os pais a freqüentarem mais as escolas e acompanharem mais de perto a vida escolar de seus filhos, buscando observar o comportamento deles em sala de aula.

Sobre as drogas, o capitão afirmou que os pais devem prestar mais atenção em mudanças comportamentais e de aparência dos filhos, como o horário em que chegam a casa, grosseria, inquietação, olhos avermelhados e odores. “Não dêem as chaves de casa para seus filhos. Façam com que eles chamem os pais ao chegarem, cheirem suas mãos, sua boca, e se ele negar já é um sinal. Quem não deve, não teme”, aconselhou.

O encontro foi rápido, porém, objetivo. Andrade conseguiu abordar os assuntos mais importantes e instruir as mães presentes, algumas com seus filhos do lado, em cerca de uma hora e meia. Ao final, respondeu às perguntas das mães. Uma delas questionou sobre o modo de afastar seu filho de ‘amigos’ envolvidos com drogas, e ouviu: “diga pra ele que enquanto ele morar na sua casa, comer da sua comida, você é quem estabelece as regras”.

No final do evento, houve o sorteio de algumas prendas. Segundo a diretora Vera, esses encontros ocorrem mensalmente com integrantes de programas sociais desenvolvidos no município. Além da própria diretora de Promoção Social e do Capitão da Polícia Militar, estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar e do Setor Social, e o vereador José Sebastião Baldan (PMDB).

Algumas “pancadas” necessárias

Durante sua explanação, capitão Andrade criticou as famílias que não fazem esforços para se auto-sustentarem e que estão acomodadas vivendo à custa do Estado, como buscando cestas básicas no Setor Social, remédios gratuitos e outros. Andrade provocou risos ao ironizar que não há mais traficantes nas Malvinas, sendo contestado, e disse que não recebe mais denúncias. Aproveitou para classificar como “papo de bandido” quem diz que não denuncia porque não é “cagüeta”.

Você Sabia?

Quando falou sobre a estrutura familiar como “célula mais importante da sociedade”, Andrade passou um dado interessante. Cada interno da Fundação Casa, antiga Febem, custa ao Estado, mensalmente, R$ 3.500,00. Sobre isso, detalhou as aplicações em estrutura física e pessoal da entidade, como iluminação embutida, médicos, professores e outros.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcel, acho que o evento deveria ser melhor divulgado, sou mãe e não fiquei sabendo...Obrigada pelo espaço...Antonia

Anônimo disse...

eu nem sabia desta palestra. onde as pessoas ficaram sabendo que teria? não ouvi falar nada, nem propaganda, nada.. se soubesse teria ido. Cidadão Frustrado.

Marlene disse...

Pena que não houve mais divulgação...Escola e família são temas que dizem respeito a todos nós.Na BJ não chegou nenhum comunicado desse evento.Mais uma vez, que pena!!!

Anônimo disse...

Estive na palestra e tb estou frequentando o curso da escola de Pais do Pirajá, que pra mim, tá sendo muito importante, pois através dele ja até parei de fumar, é a educação pelo exemplo. Marcia.

Penha disse...

Também não sabia desta palestra. que pena mesmo que foi divulgada.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora