Cidade | Dom Bruno Gamberini é sepultado em Campinas - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cidade | Dom Bruno Gamberini é sepultado em Campinas

Grupo de Ribeirão Bonito acompanhou o funeral do Arcebispo

Marcel Rofeal, enviado a Campinas

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Foi sepultado na manhã desta terça-feira (30), em Campinas, o ex-pároco de Ribeirão Bonito e então Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini. Ele faleceu na tarde de domingo (28), aos 61 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. Cerca de dez ribeirão-bonitenses acompanharam o cerimonial fúnebre na Catedral Metropolitana de Campinas, presidido pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer (veja as imagens).

O grupo de Ribeirão Bonito deixou a cidade por volta das cinco horas da manhã, tendo à frente o pároco João Francisco Trovilho Morales. Na chegada à Catedral Metropolitana de Campinas pouco antes das dez horas, a delegação passou pelo corpo de Dom Bruno. Amigos do religioso, que também foi pároco de Ribeirão Bonito entre 1979 e 1981, os ribeirão-bonitenses se emocionaram. De um local privilegiado, o grupo assistiu à cerimônia de despedida.

A celebração foi iniciada exatamente às 10 horas e contou com a presença de mais de 300 seminaristas e padres, cerca de 50 bispos e arcebispos, além de aproximadamente quatro mil pessoas que lotaram a Catedral. Autoridades, como deputados estaduais e federais, vereadores e o atual prefeito de Campinas, também estiveram presentes. Na procissão de entrada, padres, bispos, arcebispos e o presidente da celebração passaram pelo corpo em sinal de respeito.

Dom Odilo Scherer presidiu a missa, auxiliado pelos cardeais e arcebispos Dom Raymundo Damasceno, de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e Dom Frei Cláudio Hummes, de São Paulo. Durante a celebração, foram lidas as mensagens enviadas por autoridades como o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o Papa Bento XVI. As exéquias começaram pouco depois das onze e meia da manhã.

Pouco antes das 12 horas, o caixão foi fechado e, carregado por padres, foi levado para a Cripta, localizada abaixo do altar principal, para o sepultamento. Em cerimônia reservada, na presença de familiares e religiosos, Dom Bruno Gamberini foi sepultado, após todo um ritual. A Missa de Sétimo Dia do Arcebispo, lembrado pelo bom humor e dedicação para com seu povo, está marcada para o próximo sábado (3), às 10 horas, na Catedral de Campinas.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora