Cidade | Morre Dom Bruno, ex-pároco de Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cidade | Morre Dom Bruno, ex-pároco de Ribeirão Bonito

Religioso de 61 anos estava hospitalizado desde a última terça-feira (23)

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Arquivos de Internet
Morreu na tarde deste domingo (28), em São Paulo, vítima de falência múltipla de órgãos, o ex-pároco de Ribeirão Bonito e atual Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gamberini, aos 61 anos de idade. Ele estava hospitalizado desde a última terça-feira (23), após sofrer uma hemorragia digestiva alta. Gamberini esteve à frente da paróquia Bom Jesus da Cana Verde por dois anos, entre 1979 e 1981. O sepultamento ocorre na manhã desta terça-feira (30) em Campinas.

Bruno Gamberini nasceu em Matão no dia 16 de julho de 1950. Em 1968, ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos, onde cursou o segundo grau e Filosofia até 1970. Entre 1971 e 1974, cursou Teologia no Studium Theologicum, em Curitiba, período em que residiu no Seminário Rainha dos Apóstolos e quando fez mestrado em canto coral e regência na Pró-Música. Foi ordenado diácono em dezembro de 1973 e presbítero em dezembro de 1974.

Entre 1975 e 1977, foi coordenador de estudos e professor de Filosofia no Seminário de São Carlos. De 1978 a 1979, coordenou a Pastoral Diocesana de São Carlos. Foi pároco de Ribeirão Bonito entre 1979 e 1981, quando se tornou o primeiro juiz auditor da Câmara do Tribunal Eclesiástico de São Carlos, que exerceu até 1984. Em 1982, tornou-se reitor do Seminário de Teologia de São Carlos em Campinas, cargo que ocupou por quatro anos.

De 1983 a 1985, foi Vigário Cooperador da Catedral de São Carlos Borromeu, quando também exerceu o ministério nas igrejas de São Benedito e São Judas. Ainda em 1983, foi nomeado Cônego Honorário do Cabido da Catedral de São Carlos. Entre 1987 e 1989, foi pároco de Itajobi e Marapoama. Em 1991 a 1995, ocupou a reitoria do Seminário de São Carlos. Foi nomeado Bispo Diocesano de Bragança Paulista em 1995, e Arcebispo Metropolitano de Campinas em 2004.

O estado de saúde de Dom Bruno vinha se agravando desde junho, quando teve complicações no fígado e no rim. Foram três internações em dois meses. A primeira delas em julho, quando apresentou uma complicação da diabetes e mau funcionamento do fígado. Em 17 de agosto, teve um desequilíbrio emocional e foi hospitalizado para evitar complicações. Na noite da última terça-feira (23), após uma hemorragia digestiva alta, foi encaminhado à Unidade Coronária do Hospital da PUC-Campinas.

Na madrugada de sexta-feira (26), foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bandeirantes, em São Paulo, com insuficiência hepática e convulsões. Seu estado de saúde era considerado gravíssimo. Por volta das 13h30 deste domingo (28), o religioso era mantido sedado e respirava com o auxílio de aparelhos. Foi necessária a tentativa de hemodiálise, que não foi concluída. Dom Bruno não resistiu e morreu por volta das 15 horas.

As cerimônias fúnebres de Dom Bruno Gamberini devem ocorrer na Catedral Metropolitana de Campinas e devem ser abertas ao público. O velório estava previsto para ter início ainda na madrugada desta segunda-feira (29), quando o corpo chegaria à cidade. As exéquias e o sepultamento estão previstos para esta terça-feira (30), a partir das 10 horas, na cripta da Catedral. Um grupo deve partir de Ribeirão Bonito na madrugada de terça-feira para acompanhar o funeral.

Um comentário:

Maria José Prior disse...

É com muita tristeza que vejo esta noticia. D. Bruno foi muito importante na minha vida. Que Deus te receba no reino da gloria. À famila enlutada, minhas condolencias.
Maria José Prior

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora