Mundo | Otan bombardeia reduto de Gaddafi em Trípoli - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mundo | Otan bombardeia reduto de Gaddafi em Trípoli

Batalha por complexo de Gaddafi será intensa, dizem rebeldes

Reuters
 
A batalha para tomar o controle do principal reduto de Muammar Gaddafi em Trípoli será feroz, mas qualquer um que estiver do lado de dentro tem pouca chance de escapar, disse um porta-voz dos rebeldes à televisão Al Jazeera nesta segunda-feira (22). Segundo a rede de TV Al-Arabiya, aviões da Otan bombardearam o complexo na madrugada desta terça-feira (hora local).
 
O imenso complexo de Bab Al-Aziziyah em Trípoli, que inclui acampamentos militares, tem sido alvo de bombardeios aéreos da Otan nas últimas semanas, mas os rebeldes disseram hoje que o local permanece fortemente protegido por tanques e atiradores de elite.
 
Para Abdel Hafiz Goga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição da Líbia, o reduto de Gaddafi não irá cair facilmente.
 
- Acredito que vai acontecer uma batalha feroz. Os rebeldes estão montando postos de checagem nas entradas de Trípoli e eu não acho que ele (Mohammed, um dos filhos de Gaddafi) conseguirá escapar de Trípoli, e o mesmo se aplica ao coronel Gaddafi.
 
O paradeiro do líder líbio é desconhecido desde o domingo, quando os rebeldes assumiram o controle de praticamente toda a capital.
 
O controle da cidade pelos rebeldes foi colocado em dúvida porque, diferentemente do que os insurgentes vinham anunciando, dois filhos de Muammar Gaddafi estavam livres na noite de segunda-feira (22).
 
Após os rebeldes declararem que o mantinham preso, Saif al Islam Gaddafi apareceu no hotel onde os jornalistas estrangeiros estão hospedados, no centro de Trípoli. Ele disse que o pai continua na capital e que o governo "quebrou a espinha dos insurgentes".
 
- Estou aqui para dispersar os rumores [sobre a queda do governo].
 
Já Mohammed Gaddafi, o filho mais velho do ditador, fugiu nesta segunda-feira (22) de sua residência em Trípoli após ter sido cercado por forças rebeldes.
 
Um correspondente da Al Jazeera em Trípoli disse ao vivo que a situação na cidade era aparentemente calma na noite de segunda-feira, mas havia disparos ocasionais e poucas pessoas nas ruas.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora