Redação | Blog Marcel Rofeal abre espaço para opinião - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Redação | Blog Marcel Rofeal abre espaço para opinião

Fase eliminatória do Campeonato Municipal de Futebol vem aí

Celso Luís Gallo*

Após quase três meses de competição, o Campeonato Municipal de Futebol "Antonio Carlos Galhardo - Carlé" chegou ao final de sua primeira fase. A partir de agora, as partidas serão eliminatórias, o que torna os duelos eletrizantes.

Nenhuma equipe que chegou às quartas de final tem uma grande superioridade em relação às outras, o que deixa difícil qualquer tipo de prognóstico. Todos os times classificados chegam a esta fase com chances iguais de avançarem. Como diz um velho chavão, futebol se resolve dentro das quatro linhas. Um lance pode mudar a história de um jogo.

Nesta segunda fase, sete equipes de Ribeirão Bonito lutarão pelo título, algumas delas contando com reforços de fora da cidade: Bahia, Meninos da Vila, Palestra, Paulista "A", Pisortan, São José e Trombini Fotos. Campeão da edição 2010 e líder de sua chave na fase inicial, Trabiju busca levantar a taça pelo segundo ano seguido.

Vale um registro para a equipe São José, cujo elenco é formado, em sua ampla maioria, por trabalhadores rurais vindos do Estado do Ceará, que estão residindo temporariamente em Ribeirão Bonito e Ibaté. Mesmo com a rotina cansativa que eles têm durante a semana, os jogadores correm em todos os 90 minutos de jogo e não há uma bola perdida. Independentemente do resultado que a equipe obtiver no torneio, trata-se de um grande exemplo.

A arbitragem, neste ano a cargo da Liga Araraquarense de Futebol, não agradou aos jogadores e técnicos. Houve partidas em que a atuação de alguns árbitros foi confusa, com erros de critério na aplicação de faltas e cartões. Isso não justifica qualquer tipo de reclamação acintosa e exagerada. Mas, em partidas decisivas como teremos agora, quanto menos o trio de arbitragem errar, melhor.

Além disso, será necessária uma maior atenção fora de campo nesta fase decisiva. O policiamento e a ambulância devem estar presentes em todos os jogos. Ainda está viva na memória do ribeirão-bonitense a grande confusão que houve na edição do campeonato do ano passado. Fato que não pode mais se repetir.

A segunda fase do torneio de futebol tem tudo para ser um grande espetáculo. A rivalidade deve permanecer apenas dentro de campo, com os jogadores agindo de forma limpa e lutando pela vitória apenas "na bola". O público, por sua vez, deve torcer pelo seu time favorito de forma pacífica, e a arbitragem precisa errar menos (não dá para não errar) e tentar não influir no resultado de algum jogo. Um palpite para o campeão? Que vença o melhor...

* Celso Luís Gallo é estudante de Jornalismo e repórter colaborador do Blog Marcel Rofeal, do jornal Correio D'Oeste e da Rádio Bom Jesus FM.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora