Igreja Matriz volta a receber Ordenação Sacerdotal em maio - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Igreja Matriz volta a receber Ordenação Sacerdotal em maio

Há mais de 20 anos, templo não era usado em celebração de ordenação

Marcel Rofeal, da Redação

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Mais de 20 anos depois, a Comunidade Católica de Ribeirão Bonito poderá acompanhar a uma cerimônia de Ordenação Presbiteral na Igreja Matriz da Paróquia Bom Jesus da Cana Verde em maio. No dia 4, Danilo Rosa de Moraes deixará a condição de Diácono e assumirá a de Padre, passando ao segundo grau do Sacramento da Ordem. Em pouco mais de duas décadas, é o terceiro religioso ribeirão-bonitense que decide por receber o Sacramento em casa.

A última cerimônia de Ordenação Sacerdotal em Ribeirão Bonito ocorreu no dia 1 de julho de 2001, quando José Carneiro de Oliveira Filho, o Zezinho, se tornou Padre. No entanto, a cerimônia foi realizada no Ginásio de Esportes “Dr. José Blota Júnior”. Já na Igreja Matriz, a última ordenação foi a do Padre Ismael Fraga, em meados de 1990. Daqui a pouco mais de três meses, será a vez do jovem de 26 anos concluir um ciclo de quase uma década de preparação.

Danilo Rosa de Moraes despertou para a vida religiosa ainda na infância. Em 2003, iniciou sua caminhada rumo ao sacerdócio, quando ingressou no Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú, onde cursou um ano de iniciação a vida religiosa. De 2004 a 2007, já em São Carlos, cursou Filosofia no Seminário Diocesano. Na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, entre 2008 e 2011, cursou Teologia.

Nesse período, desempenhou o auxílio em pastorais das paróquias de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaú; Santa Luzia, Nossa Senhora de Guadalupe, Catedral de São Carlos Borromeu, Santa Rita de Cássia e São Nicolau, em São Carlos; Nossa Senhora das Dores, em Brotas; São Sebastião, em Boa Esperança do Sul; e São Francisco de Assis, em Araraquara. Em outubro do ano passado, na Catedral de São Carlos, foi Ordenado Diácono ao lado de seis colegas.

Para Danilo, a celebração da Ordenação “é o coroamento de todos esses anos de estudo e dedicação à Igreja”. “A celebração é, também, a alegria da comunidade, da cidade por ter mais um filho da paróquia sendo ordenado presbítero”, disse ao BMR. “Todos estão entusiasmados, com os preparativos e colaborando muito, e isso é muito bom porque anima a gente”, prosseguiu. No último domingo (22), pela primeira vez como Diácono, Moraes presidiu uma celebração na Matriz de Ribeirão Bonito.

Em sua homilia, o Diácono chamou os fiéis à conversão e disse que todos deveriam compartilhar a palavra de Deus ao deixarem o templo. Seu lema de ordenação é “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jó 2:5), e sua vida sacerdotal deverá ser marcada pela entrega à comunidade. “É a minha vida posta a serviço da comunidade, dos irmãos, a exemplo do Senhor Jesus que se fez tudo para todos”, diz. “Sei que terei muitas cruzes, dificuldades, porque Jesus mesmo prometeu que não seria fácil, mas conto com a graça dele e com o apoio de todo o povo de Deus”, conclui.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora