Morre o centenário Tonico Galdino, em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Morre o centenário Tonico Galdino, em Ribeirão Bonito

Corpo de Antonio José Galdino será velado na Igreja Matriz

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Sergio Ronco/Blog do Ronco
Morreu na manhã desta segunda-feira (30), em Ribeirão Bonito, o centenário Antonio José Galdino, carinhosamente conhecido como Tonico, vítima de complicações respiratórias. Debilitado, acompanhava o agravamento de seu estado de saúde e desde o final de dezembro último estava acamado. Galdino é testemunha viva da história de Ribeirão Bonito, ajudou a construir e a divulgar nosso município ao longo de seus 103 anos de vida.

Antonio José Galdino nasceu no dia 8 de dezembro de 1908 na Fazenda Santo Antonio, de propriedade da Família Arruda Botelho, em São Carlos. Sobre sua criação, limitava-se a dizer “aprendi a ser gente com gente”. Em Ribeirão Bonito, constituiu família com dona Helena Torrezan Galdino, já falecida, e teve apenas uma filha, a professora Lélia Cecília, que faleceu em 1971 aos 32 anos de idade. Católico, trabalhou voluntariamente por cerca de 70 anos à Igreja.

Foto: Lucas Castro/Correio D'Oeste 
Dedicou-se, também, à arte de informar. Atuou no extinto jornal “A Comarca”, também teve uma rápida passagem pelo jornal “Agosto” e viveu uma história com o jornal “Correio D’Oeste”, onde era redator desde 1939 e para o qual escreveu seu último artigo em meados de 2010, quando se afastou devido a problemas de saúde. Cidadão, não deixou de comparecer às urnas na eleição presidencial de 2010, com mais de 100 anos, e declarou seu voto a José Serra.

O estado de saúde de Tonico Galdino vinha se agravando desde meados de 2010. Foi hospitalizado por diversas vezes. Em outubro de 2011, chegou a receber a extrema-unção na Santa Casa, onde estava internado, mas melhorou e voltou para casa. No dia 8 de dezembro, comemorou 103 anos de vida ao lado da família, mas poucas semanas depois foi acamado. Desde a semana passada, Galdino passou a se alimentar através de uma sonda.

Na noite deste domingo (29), durante a Missa na Igreja Matriz, um dos familiares disse que Tonico Galdino havia apresentado uma melhora, mas disse: “estamos fazendo com que ele não sofra... que ele tenha uma passagem tranquila”. Por volta das onze horas da manhã desta segunda-feira (30), vítima de complicações de problemas respiratórios, Tonico Galdino descansou. O corpo será velado na Igreja Matriz de Ribeirão Bonito e o sepultamento será nesta terça-feira (31), a partir das 10 horas.

2 comentários:

nereide disse...

exemplo de vida a ser seguido

Dag disse...

Querido Marcel,

Tenha certeza que hoje,no céu de Ribeirão Bonito,haverá uma estrêla a mais!
Transmita,por favor,os votos de pesar e profundo agradecimento à família do Sr.Tonico,em nome da família Blota.
Dag

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora