Polícia investiga se chumbinho causou a morte de cães e gatos no Morumbi I, em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Polícia investiga se chumbinho causou a morte de cães e gatos no Morumbi I, em Ribeirão Bonito

Quinze animais domésticos podem ter sido vítimas de envenenamento

Marcel Rofeal*, da Redação

Foto: Reprodução/EPTV
A Polícia Civil de Ribeirão Bonito irá investigar as causas da morte de 15 animais domésticos encontrados em um terreno baldio na Rua Napoleão Artusi, no bairro Jardim Morumbi I, desde o último domingo (20). Em cinco dias, segundo moradores, dois cães e 13 gatos apareceram mortos no que parece ser uma nova onda de crimes contra animais na cidade. Para o veterinário que atendeu o caso, há sinais de envenenamento por chumbinho.

O fato ganhou repercussão através da denúncia de uma moradora, que acionou a reportagem do Blog do Ronco nesta quinta-feira (24). Após a divulgação da notícia, uma equipe da EPTV esteve na cidade para acompanhar o caso, que foi manchete no “Jornal Regional”. No bairro, o sentimento é de indignação e medo. A Polícia Militar foi acionada e uma ocorrência foi registrada. Funcionários da Vigilância Sanitária também estiveram no local.

Segundo moradores, cães e gatos foram envenenados durante a madrugada. Para o veterinário que atendeu aos animais, a suspeita é de que eles tenham sido vítima de um veneno conhecido como chumbinho, que pode causar o óbito em cerca de uma hora. De acordo com a Vigilância Sanitária, que afirmou ter intensificado a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam o produto, a venda do chumbinho é permitida com receituário agronômico.

Não é a primeira vez que envenenamento é a principal hipótese para a morte de animais domésticos em Ribeirão Bonito. Outros dez gatos haviam sido mortos no bairro. A pena para quem pratica maus-tratos contra animais domésticos, prevista na Lei n° 9,605/98, pode chegar a um ano de detenção e multa. Já quem for condenado pelo uso do chumbinho, que é considerado crime contra a saúde pública, pode ficar preso por até 15 anos.

(*) Com informações da EPTV

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora