Conseg’s de sete municípios se reúnem em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conseg’s de sete municípios se reúnem em Ribeirão Bonito

Palco do evento, Câmara recebeu diversas autoridades civis e militares

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Moradores e autoridades civis e militares tomaram o plenário “Vereador Emygdio Lucato”, da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, durante o Encontro Regional dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) na noite desta quinta-feira (19). O evento contou com a presença de representantes de sete municípios do interior paulista, assistidos pelo 38° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), e da Coordenadoria Estadual dos Conselhos de Segurança.

O encontro teve início pouco depois das sete e meia da noite. No auditório, munícipes dividiram o espaço com líderes de igrejas evangélicas, integrantes do Conselho Tutelar, diretoras dos departamentos municipais de Educação e Saúde, representantes de organizações sociais como a Amarribo, e membros dos conselhos de segurança de Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Ribeirão Bonito.

Para a composição da mesa, foram convidados: a presidente do Conseg anfitrião, Maria José dos Santos Prior; o coordenador estadual dos Conseg’s, Evaldo Roberto Coratto; o comandante do 38° BPM/I, tenente-coronel Luís Antonio Fernandes Rosa; o prefeito de Ribeirão Bonito, Paulo Antonio Gobato Veiga; o comandante da 2ª Cia do 38° BPM/I, capitão PM Luiz Alberto Andrade de Almeida; o delegado titular de Ribeirão Bonito, Marco Aurélio Gonçalves Costa; e a promotora de Justiça da Comarca de Ribeirão Bonito, Constance Caroline Albetine Alves Toselli.

Também compuseram a mesa dos trabalhos o delegado seccional de São Carlos, Luís Antonio Rodrigues, o diretor do Disque Denúncia, Mario Wendrell, os assistentes policiais da Coordenadoria Estadual dos Conseg’s, Renato Rossi e o capitão PM Joel Rocha, além do representante da Câmara de Ribeirão Bonito, vereador José Sebastião Baldan (PMDB).

Na abertura, após a execução do Hino Nacional, a presidente do Conseg ribeirão-bonitense deu boas-vindas aos visitantes e agradeceu a presença de todos. O mesmo fez o prefeito de Ribeirão Bonito, Paulo Veiga. Na quebra de protocolo, também tiveram a palavra o tenente-coronel Rosa, a promotora Constance e o delegado seccional Luís Antonio Rodrigues. Ambos falaram sobre a importância da interação entre população e autoridades policiais no combate ao crime.

Seguindo a programação, o coordenador estadual dos Conselhos de Segurança de São Paulo, Evaldo Coratto, apresentou a função do Conseg e as mensagens do Secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, e do Governador Geraldo Alckmin para os integrantes dos conselhos. Também apresentou uma fala do ex-governador André Franco Montoro, morto em 1999,  que foi o responsável pela criação dos Conseg’s em 1985.

O diretor do Disque Denúncia, Mario Wendrell, apresentou o Instituto São Paulo Contra a Violência, que é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que tem o objetivo de colaborar com o poder público na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de combate e prevenção à violência. Wendrell também falou sobre o disque denúncia 181 e apresentou os índices de crimes denunciados e de casos solucionados.

Renato Rossi, assistente policial da Coordenadoria Estadual de Conseg’s, falou rapidamente sobre o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária, que premia os melhores projetos idealizados por Conseg’s do Estado na busca do aprimoramento e da segurança pública e da qualidade de vida da comunidade de uma determinada região. O prêmio é uma homenagem ao ex-governador e criados dos Conselhos Comunitários de Segurança no Estado, André Franco Montoro.

Por último, quem falou foi o também assistente policial da Coordenadoria Estadual, o capitão PM Joel Rocha. Na oportunidade, Rocha ressaltou a importância de a população participar ativamente da vida da comunidade e aproveitou para parabenizar os que ali se encontravam. O capitão citou exemplos de municípios em que os moradores, a partir de reuniões comunitárias, conseguiram diminuir o índice de criminalidade por meio de sugestões. Para isto, a parceria entre população e poder público foi fundamental.

Antes de terminar o evento, o Conseg de Ribeirão Bonito homenageou cinco policiais militares e três policiais civis pelos serviços prestados à comunidade. Autoridades convidadas também foram agraciadas com algumas lembranças do município. Logo após o término da cerimônia, foi servido um jantar na sede da Guarda Mirim. Confira as imagens do encontro clicando aqui.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora