Ribeirão Bonito sedia encontro de seis dioceses paulistas - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sábado, 21 de julho de 2012

Ribeirão Bonito sedia encontro de seis dioceses paulistas

Duzentos estão no 26° Encontro de Comunidades Eclesiais de Base 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Cerca de 200 católicos participam neste final de semana, em Ribeirão Bonito, do 26° Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da sub-regional da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – de Campinas. São representantes de seis dioceses do interior paulista reunidos para tratar de assuntos de interesse da própria igreja e da comunidade, como os relacionados à política e à juventude. O evento termina neste domingo (22).

Ligadas principalmente à Igreja Católica, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) foram incentivadas pelo Concílio Vaticano II (1962-1965) – reunião de dignidades eclesiásticas e de teólogos, foi um esforço comum da Igreja, ou parte da Igreja, para a sua própria preservação e defesa, ou guarda e clareza da Fé e da doutrina – e se espalharam pelo Brasil e pela América Latina principalmente nos anos de 1970 e 1980.

Através do método ver-julgar-agir, buscam olhar a realidade em que vivem, julgá-la com os olhos da fé e encontrar caminhos de ação impulsionados por este mesmo juízo à luz da fé. Estas comunidades impulsionaram a criação de clubes de mães, associações de moradores, inserção no movimento operário e outras iniciativas que fortaleceram o movimento social. Durante a luta contra a ditadura militar, deram grande contribuição à redemocratização do Brasil.

O 26° Encontro das CEBs teve início por volta das sete e meia da manhã, com a chegada dos visitantes a Ribeirão Bonito. Da estrada, os ‘encontristas’ seguiram direto para a Barraca da Festa de Agosto, na Praça da Matriz, onde foi feita a recepção. Por volta das nove horas, foi oficialmente aberto o encontro com a Oração Inicial. Entre apresentações e palestras, uma rápida pausa para o café, e novos trabalhos. Foram cerca de três horas e meia.

Depois do almoço, os participantes seguiram para a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Morro Bom Jesus, e realizaram um Momento Orante, organizado pela Diocese de São Carlos. De volta à Matriz, os cerca de 200 arquidiocesanos se dividiram em 10 grupos de trabalho para deliberar sobre temas específicos, como a vida eclesial, projetos sociais, participação na vida política e juventude. Por volta das quatro da tarde, os relatórios dos grupos foram apresentados.

Entre os pontos mais abordados nas discussões estão os rumos que a Igreja Católica está adotando e a interferência dos sacerdotes na política. Um dos palestrantes que foi designado para avaliar os relatórios mencionou questões importantes para a Igreja, como os ministérios celibatários, e salientou a orientação da CNBB quanto às eleições do próximo mês de outubro. Os jovens das comunidades e a Jornada Mundial da Juventude também foram destacados.

Para o professor Edson Silva (foto), da diocese de Campinas, há pontos que devem ser revistos na igreja. Disse que os sacerdotes, com a aproximação das eleições, devem orientar os fiéis para que votem em candidatos íntegros, honestos, e lembrou a lei de iniciativa popular denominada “Ficha-Limpa”. Também ressaltou que as comunidades devem cobrar de seus párocos quando percebem que estes não estão agindo de acordo com as orientações da igreja.

Rosilene Wansetto (foto), esposa de Edson, falou sobre sustentabilidade e política nacional. Salientou que a sociedade deve dar atenção aos jovens e que a igreja deve incentivar os fiéis a participarem da vida política, não só na fiscalização dos poderes, mas se candidatando a cargos eletivos. Ela destacou, ainda, a importância de os sacerdotes se manterem imparciais durante o período eleitoral, mas disse que os candidatos que fazem parte da comunidade não podem ser excluídos.

No primeiro dia, os trabalhos foram encerrados por volta das seis horas da tarde. Várias famílias ribeirão-bonitenses acolheram os visitantes. Neste domingo, o encontro terá início às sete e meia da manhã, com a Santa Missa celebrada pela Diocese de Piracicaba. A partir das 9h, será aberto o espaço para testemunhos, onde está prevista a participação da Amarribo Brasil. Além das dioceses de Campinas, Piracicaba e São Carlos, estão presentes as dioceses de Amparo, Bragança Paulista e Limeira. O término está previsto para logo depois do almoço, por volta do meio-dia.

Um comentário:

Ester dos Santos disse...

Sou de Americana e estive presente neste encontro e quero deixar meu agradecimento a cidade e principalmente para a Elenice, que recebeu a mim e a Vera em sua casa. Abraços a Elenice e a seu marido Raimundo.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora