Ponte sobre o ribeirão Bonito é liberada para tráfego - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ponte sobre o ribeirão Bonito é liberada para tráfego

Foram cinco meses de obras, orçadas em aproximadamente R$ 1,4 mi 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Lucas Castro/CDO
Os trabalhos de pavimentação e infraestrutura urbana sobre a ponte da Rua Joaquim Gomes Beato, entre o Centro e o bairro Jardim Boa Vista, foram concluídos nesta terça-feira (30). Iniciadas em maio, as obras foram orçadas em aproximadamente 1,4 milhão de reais. Esta é a primeira etapa da construção da Barragem “Engenheiro Archimedes Contin Júnior”, do ribeirão Bonito. O tráfego de veículos pelo local deve ser liberado ainda na tarde desta quarta-feira (31).

Uma das principais ligações entre o Centro e o conjunto de bairros das Malvinas -- que é formado pelo Jardim Boa Vista e conjuntos habitacionais “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan” e “Prefeito Emygdio Lucato” --, a Rua Joaquim Gomes Beato era uma das prioridades da administração desde meados de 2006. O trecho foi interditado para a retirada de uma ponte precária de madeira de construção de uma nova passagem mais segura, mas o surgimento do projeto de barramento do ribeirão interrompeu as obras.

Com a nova proposta, a ponte se transformaria em um ponto turístico. A ideia causou polêmica entre os moradores, que demonstraram preocupação com o fluxo de água após o barramento. O projeto foi elaborado pela administração, sofreu uma série de modificações e foi encaminhado para análise do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e do Departamento de Proteção dos Recursos Naturais (DPRN) em meados de 2010. Os órgãos aprovaram o projeto em agosto do ano passado.

Foto: Divulgação
Em outubro do ano passado, o prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga (PPS) anunciou que o certame licitatório para a primeira etapa dos trabalhos já havia sido realizado e teve como vencedora a empresa Bandeirantes. Na mesma oportunidade, Veiga afirmou que o Município aguardava a vistoria de um engenheiro da Caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos de aproximadamente R$ 1,4 mi que já estavam empenhados e o início das obras.

Durante audiência pública em março deste ano, o chefe do Executivo apresentou à população o projeto paisagístico (foto) elaborado pela prefeitura para o entorno da barragem. Segundo Paulo Veiga, o projeto complementar seria a segunda etapa dos trabalhos, mas que só poderia ser concretizado na próxima administração. As obras foram iniciadas em maio e cumpriram o cronograma previsto pela administração, sendo concluídas dentro de cinco meses.

O prefeito Paulo Veiga, em entrevista à reportagem do Correio D’Oeste, reafirmou que a segunda etapa dos trabalhos ficará para a administração do prefeito eleito Wilson Forte Júnior (PMDB). “Acredito que a próxima administração poderá incrementar este local, de forma ordeira e funcional para a criação de um ambiente de lazer e recreação para a nossa comunidade”, disse Veiga. Ainda como parte da primeira etapa, a iluminação pública deve ser instalada em breve. 

(*) Com informações do Blog do Ronco e do Blog Jornal Correio D’Oeste

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora