Padres renovam compromissos na Catedral de São Carlos - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 27 de março de 2013

Padres renovam compromissos na Catedral de São Carlos

Missa presidida pelo Bispo teve a presença de dezenas de sacerdotes 

Marcel Rofeal, enviado a São Carlos 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
A Catedral de São Carlos recebeu na manhã desta quarta-feira (27) cerca de 100 presbíteros de toda a Diocese na Missa da Unidade, que celebra a instituição do sacerdócio e onde há a bênção dos óleos dos catecúmenos – batismo – e dos enfermos, além da consagração do óleo do Crisma. Centenas de fiéis, religiosas, diáconos e seminaristas participaram da cerimônia, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Sérgio Machado, que integra as solenidades da Semana Santa.

Pontualmente às 10h, a cerimônia foi iniciada. Após a incensação da cruz e do altar, a celebração seguiu a liturgia com leituras, salmo, evangelho e homilia. O Bispo explicou o significado da Missa e disse que sua antecipação, uma vez que deveria ocorrer na Quinta-Feira Santa, é motivada pelos compromissos pastorais dos padres em suas comunidades. Dom Paulo também destacou o momento atual da igreja, que viu a renúncia de Bento XVI e a eleição do Papa Francisco.

Brevemente, o Bispo concluiu seu pensamento e passou ao ritual de renovação dos votos sacerdotais dos ordenados ao primeiro grau do Sacramento da Ordem; todos os padres se abraçaram em sinal de unidade. Seguindo a cerimônia, são apresentados os Santos Óleos: dos catecúmenos, usado no batismo, é representado pela cor verde; o óleo usado para a unção dos enfermos na cor roxa; e o de Crisma também usado nas ordenações presbiterais em cor vermelha.

Os três óleos são levados ao altar para a bênção e depois são distribuídos para os padres usarem nas celebrações de suas comunidades. Como Vigário Episcopal da Região Pastoral 1, o padre João Francisco Trovilho Morales, pároco de Ribeirão Bonito, foi o primeiro a receber os Santos Óleos das mãos do Bispo Diocesano. Após o ato solene, a cerimônia segue a liturgia eucarística e é concluída. Nesta quinta-feira (28), a Igreja celebra a instituição da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora