Temas ‘Família’ e ‘Fé’ se destacam na Semana Santa de 2013 - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 31 de março de 2013

Temas ‘Família’ e ‘Fé’ se destacam na Semana Santa de 2013

Paróquia de Ribeirão Bonito acolheu padre passionista Mauro Odoríssio 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
A Semana Santa de 2013 em Ribeirão Bonito trouxe meditações profundas em torno de dois temas importantes: Família e Fé. Milhares de fiéis participaram das celebrações desde o último dia 24 de março, Domingo de Ramos, principalmente na Sexta-Feira da Paixão (29), marcando a morte de Jesus. Depois de cinco anos, o pároco João Francisco Trovilho Morales voltou a participar da Semana Santa em Ribeirão Bonito e concelebrou ao lado do padre passionista Mauro Odoríssio.

Na manhã de domingo (24), pelo menos 200 pessoas acompanharam a Procissão dos Ramos entre a Igreja São Benedito, onde estes foram abençoados, e a Matriz, onde a celebração teve sequência e contou com cerca de 500 fiéis. O ato retrata a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sobre um jumento, onde é aclamado pelo povo – Jesus é representado pelo padre. Também neste dia, é encerrada oficialmente no Brasil a Campanha da Fraternidade, que em 2013 falou da juventude.

Mesmo com ameaça de chuva, cerca de 40 pessoas participaram de Via Sacra pelas ruas do Centro da cidade na noite da segunda-feira (25). O grupo percorreu 14 residências, que abrigaram as estações, e concluiu a caminhada na Igreja Matriz, onde estava a 15ª e última. Na noite de terça-feira (26), dia em que tradicionalmente os homens se reúnem para o Terço de São José em Ribeirão Bonito, famílias foram à Matriz para o Terço da Divina Misericórdia.

Já na manhã de quarta-feira (27), em São Carlos, o Bispo Diocesano presidiu a Missa da Unidade na Catedral. Durante a celebração, houve bênção dos Santos Óleos do Batismo e dos Enfermos, consagração do Óleo do Crisma e a renovação dos compromissos dos padres da Diocese. Cerca de 100 sacerdotes participaram da cerimônia, que marca a instituição do Sacerdócio. Dom Paulo Sérgio Machado destacou o momento atual da Igreja, com a renúncia de Bento XVI e a eleição de Francisco.

Em Ribeirão Bonito, à tarde, o Óleo dos Enfermos foi usado em celebração na Matriz. A Missa dos Doentes reuniu cerca de 100 pessoas e foi o primeiro compromisso do padre Mauro Odoríssio, que concelebrou ao lado do pároco João Morales. À noite, houve Procissão do Encontro. A imagem de Nossa Senhora das Dores, conduzida pelas mulheres, saiu da Santa Casa; a de Nosso Senhor dos Passos, conduzida pelos homens, saiu da Igreja São Benedito. O encontro foi na Matriz.

O Tríduo Pascal foi iniciado na noite de quinta-feira (28) com a Missa Solene da Ceia do Senhor, a tradicional Missa de Lava-Pés. A celebração marca a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e retrata a passagem em que Jesus lava os pés dos 12 discípulos. Devido ao tema da Campanha da Fraternidade 2013, 12 jovens foram escolhidos para representarem os apóstolos e tiveram seus pés lavados pelos padres, ministros e fiéis. Durante a madrugada, houve Vigília Eucarística.

Por 15 horas, comunidades se revezaram em Adoração ao Santíssimo Sacramento, momento de meditação e orações. Na tarde de sexta-feira (29), às 15 horas, a Ave Maria soou nos alto-falantes da Matriz em referência à morte de Jesus, que teria ocorrido neste horário. Teve início a celebração da Ação Litúrgica Solene, onde os sacerdotes se prostram diante da cruz [foto], há leitura da paixão, orações e adoração da cruz. Mais tarde, pelo menos 2 mil pessoas participaram da procissão do Senhor Morto.

A última solenidade do Tríduo Pascal, considerada a mais importante do ano para a Igreja Católica, é a Solene Vigília, celebrada na noite de sábado (30). É uma das mais longas cerimônias, dividida em quatro partes, com duração de aproximadamente três horas. Na ocasião, que marca a ressurreição de Cristo, há a apresentação do Círio Pascal, simbolizando a luz de Jesus, e a renovação dos compromissos do batismo dos fiéis, que recebem a aspersão da água benta.

Durante as homilias nas celebrações de toda a semana, o padre Mauro Odoríssio, especialista em Paixão, destacou temas como Fé e Família. O primeiro teve como base a instituição do Ano da Fé pelo agora Papa Emérito Bento XVI em outubro do ano passado. O segundo surgiu com a Campanha da Fraternidade, onde a estrutura familiar foi apontada como fator determinante na prevenção de problemas sociais, como a droga. O sacerdote, também especialista em Bíblia, instigou meditações sobre trechos bíblicos desta época e deve proferir um curso na cidade ainda este ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

MARCEL,ONDE ESTÃO AS FOTOS DA PROCISSAO DA SEXTA-FEIRA SANTA? SONIA

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora