Amor Exigente inicia acompanhamento em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Amor Exigente inicia acompanhamento em Ribeirão Bonito

Primeiro encontro de uma série será realizado nesta quinta no Coronel 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Reprodução
Após um encontro que reuniu cerca de 100 pessoas e lotou o Plenário Vereador Emygdio Lucato na Câmara Municipal, no início de setembro do ano passado, a Federação de Amor Exigente inicia nesta quinta-feira (30), oficialmente, o acompanhamento das famílias de dependentes químicos em Ribeirão Bonito. O primeiro encontro, com o objetivo de apresentar o programa aos moradores, será realizado a partir das 20 horas nas dependências da Escola Coronel Pinto Ferraz.

O Amor Exigente é definido como um movimento de proteção social, um grupo de apoio às famílias de dependentes químicos. Teve origem na década de 1970 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil por meio do padre Haroldo Rahm, jesuíta nascido no Texas, mas que mora no interior paulista desde 1964. Adaptado ao contexto brasileiro em 1987 por Mara Silvia Carvalho Menezes, o AE tem por objetivo a busca da qualidade de vida através de ações preventiva, integrada e contínua.

Em meados de 1998, o Amor Exigente chegou a Ribeirão Bonito por iniciativa da Igreja Católica. Sem apoio do Poder Público, o programa foi esquecido no município, mas voltou à luz em fevereiro de 2013, já por meio da Prefeitura de Ribeirão Bonito em parceria com a Oscip Amarribo Brasil, quando foi promovida uma palestra a cerca de 50 pessoas sobre a atuação do programa no município vizinho de Ibaté. Moradores, então, iniciaram a capacitação para implantar o AE em Ribeirão Bonito.

Já em setembro do ano passado, por incentivo da Prefeitura de Ribeirão Bonito, através do Fundo Social de Solidariedade, foi promovida uma reunião na Câmara Municipal para discutir o programa com vereadores, professores e representantes de diversos setores da sociedade. O objetivo era o de obter apoio para a implantação do programa no município, o que está em discussão. A proposta é levar palestras às escolas da rede municipal e iniciar a orientação de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora