Guarapiranga abre a Festa do Padroeiro São João Batista - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Guarapiranga abre a Festa do Padroeiro São João Batista

Evento começou na última quarta-feira (24) e segue até dia 12 de julho 

Marcel Rofeal, de Guarapiranga 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Foi aberta na noite de quarta-feira (24), Dia da Natividade de São João Batista, a Festa do Padroeiro de Guarapiranga, distrito que fica a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito. Dezenas de pessoas lotaram a Igreja de São João Batista para a Missa Festiva que abriu oficialmente a programação, que prevê atrações aos sábados até o próximo dia 12 de julho. Promovido pela Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, o evento tem por finalidade a manutenção da comunidade.

O evento começou por volta das 19h30 com a Missa Festiva. A decoração da Igreja já demonstrava a importância da celebração. No coral, além dos violões, a sanfona ganhou destaque, além das roupas típicas de festas juninas vestidas pela equipe de canto. Na procissão de entrada, antes dos ministros, crianças e jovens tipicamente trajados também adentraram sob a música em ritmo caipira. Presidente da celebração, o padre João Francisco Trovilho Morales vinha com chapéu de palha e bigode.

Durante a celebração, o religioso destacou a vida e a importância de São João Batista na história de Jesus e da Igreja. Na homilia, interagiu com os fiéis ao abordar e questiona-los sobre alguns trechos da vida do santo, conforme haviam aparecido durante as leituras. Na procissão das oferendas, foram apresentados alimentos típicos de festas juninas e as bandeiras de São João, São Pedro e Santo Antonio, ornamentadas e produzidas pelo terceiro ano consecutivo pela Família Martins Justo.

Logo após a cerimônia religiosa, o padre e os fiéis seguiram a pé até a residência da família, onde o mastro com cerca de 10 metros de comprimento aguardava para ser transportado até a praça central. De acordo com a família, o gesto é uma forma de agradecer a Deus por graças alcançadas com a intercessão de São João Batista. A tradição ainda prevê que quem ajudar no transporte das bandeiras e do mastro encontrará um namorado ou uma namorada, ou ainda casará.

A procissão seguiu pelas principais ruas do distrito, acompanhada por fogos. Na praça, o mastro foi instalado ao lado de uma imensa fogueira, como já é tradição em Guarapiranga. Também afirma a crença que quem ajudar a socar o mastro terá mais chances de encontrar um grande amor. Após o ritual, o padre abençoou o mastro, a fogueira e o bolo de São João, servido no Salão Paroquial, onde teve início a parte social com comidas típicas, quentão e vinho quente, e tradicional quadrilha.

Neste sábado (27), em que houve a Noite do Pastel, foi celebrada Missa às 18h30 seguida por quermesse no Salão Paroquial. No próximo sábado (4), haverá Missa a partir das 18h30 e quermesse na Noite da Batata Recheada. No dia 11 de julho, penúltimo dia da festa, não haverá Missa. A partir das 19h haverá quermesse com a Noite da Mini Pizza. O encerramento será no dia 12 de julho, com Missa às 9h30, almoço a partir das 12h, e leilão de gado e prendas a partir das 14h30.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora