Cadeia Pública de Ribeirão Bonito é desativada pelo Estado - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cadeia Pública de Ribeirão Bonito é desativada pelo Estado

Mais de 20 presas foram transferidas a outros dois presídios do interior

Marcel Rofeal, da Redação*

Foto: Paulo Chiari/EPTV
Desativada na manhã da última quinta-feira (13), a Cadeia Pública Feminina de Ribeirão Bonito deverá abrigar apenas presas provisórias nos fins de semana e feriados, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). As 22 detentas que estavam no local foram encaminhadas a presídios de Ribeirão Preto e Pirajuí. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), as transferências seguiram as determinações do Governo do Estado de São Paulo.

Com oito celas, cada uma com dois beliches de alvenaria, a Cadeia Pública de Ribeirão Bonito abrigava presas por tráfico de drogas, estelionato, furto e roubo. Duas delas já eram condenadas pela Justiça e foram levadas para uma unidade prisional de Ribeirão Preto. Outras 20 mulheres que ainda aguardam julgamento foram transferidas em furgões da Polícia Civil para a Penitenciária Feminina de Pirajuí, que fica na região de Bauru, a aproximadamente 200 quilômetros de distância.

O fechamento da Cadeia de Ribeirão Bonito, que já era previsto há cerca de dois anos, dá sequência à política de desativação de cadeias para custódia de presos anunciada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ainda assim, a transferência das detentas surpreendeu familiares das presas, que só foram informados quando chegaram para as visitas no início da tarde. Também os moradores de Ribeirão Bonito foram pegos de surpresa com a desativação da cadeia.

(*) Com informações do G1 São Carlos e Araraquara

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora