Região: Empossados os novos diretores do IFSC e IQSC - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Região: Empossados os novos diretores do IFSC e IQSC

Antonio Hernandes e Albérico da Silva assumiram os órgãos respectivamente

São Carlos Dia e Noite

Foto: Comunicação/USP
Antonio Carlos Hernandes, que está na direção do IFSC desde março deste ano, tem graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado pelo IFSC, e desde o ano de 1995 é professor desta Unidade.

No IFSC, coordenou, entre 1996 e 2007, o Grupo de Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos, tendo implantado laboratórios que atualmente desenvolvem pesquisas nas áreas de nanomateriais inorgânicos, solidificação a laser, vidros especiais e sinterização a laser de materiais óxidos.

Foi presidente da CPG do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ciência e Engenharia de Materiais por oito anos, e suplente, por duas vezes, do chefe do Departamento de Física e Ciência dos Materiais. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais (SBCC).

Atualmente, é vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador de difusão científica do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CEPID), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); e membro do corpo editorial da revista Materials Research.

O novo diretor do IQSC, Albérico Borges Ferreira da Silva, é graduado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre e doutor em Físico-Química (Química Quântica) pela USP. Desde 1994, tem atuado como professor e pesquisador no IQSC, mas sua vinculação como professor da USP começou em 1983, quando foi contratado como auxiliar de ensino.

Entre suas pesquisas, podem-se destacar os trabalhos sobre mecanismos que tentam explicar a psicoatividade de compostos canabinóides (compostos da maconha) e o desenvolvimento de métodos matemáticos para a obtenção de funções de onda que são empregadas em cálculos relativísticos e não-relativistícos de átomos e moléculas.

Ele ocupou várias funções administrativas dentro da Unidade, antes de assumir o cargo de diretor em maio deste ano e ter sido o vice-diretor na última gestão, entre as quais podemos destacar: vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Físico-Química, presidente da Comissão de Graduação, chefe do Departamento de Química e Física Molecular, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Física e à Química.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora