Mundo | Taleban ataca dois ônibus da Marinha e mata quatro no Paquistão - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mundo | Taleban ataca dois ônibus da Marinha e mata quatro no Paquistão

Militantes detonaram bombas por meio de controle remoto

Agências de Notícias


Foto: Asif Hassa/France Presse
Militantes do grupo islâmico Taleban atacaram dois ônibus que levavam oficiais da Marinha em Karachi, no sul do Paquistão, matando ao menos quatro pessoas e deixando outras 56 feridas.

Este foi o primeiro ataque de grande escala contra militares na cidade em sete anos.

A polícia diz que os militantes usaram controles remotos para detonar duas bombas simultaneamente, atingindo os ônibus que estavam em diferentes partes da cidade.

O porta-voz da Marinha, Salman Ali, disse que um oficial de baixo escalão e uma médica civil estão entre as vítimas do ataque.

"Explosivos foram colocados na estrada e explodiram quando os ônibus estavam passando. Ambos os ônibus carregavam oficiais da Marinha", disse o policial Iqbal Mahmood.

O Taleban reivindicou a ação e ameaçou mais ataques contra as forças de segurança paquistanesas. "As forças de segurança serão afetadas no futuro porque eles estão matando nossos membros em Waziristão e outros lugares, em nome dos Estados Unidos", disse o porta-voz taleban Ehsanullah Ehsan.

Analistas dizem que os ataques podem fazer parte de uma campanha maior para afetar as forças de segurança em todo o país.

"Parece ser parte da mesma campanha militante, mas eu não vejo lógica em atacar membros da Marinha já que, diferentemente de membros do Exército ou da Força Aérea, eles não estão envolvidos em operações contra os militantes", disse Tasneem Noorani, analista de segurança e ex-secretário de Interior.

"Eles podem ter atacado a Marinha no desespero, porque outras forças podem ter se protegido demais e são mais difíceis de atacar", disse.

As explosões desta terça-feira são o primeiro ataque do tipo em Karachi desde 2004, quando homens armados realizaram uma emboscada contra o comboio que escoltava o comandante das Forças Armadas. O general escapou por pouco.

Karachi é a maior cidade do Paquistão e um grande centro comercial. É sede do Banco Central paquistanês, da principal bolsa e de dois grandes portos. A maioria das companhias estrangeiras que atuam no Paquistão mantém escritórios na cidade, que é ainda uma grande base da Marinha nacional.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora