Regional | Publicada no diário oficial, lei da ficha limpa passa a valer nas próximas eleições - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Regional | Publicada no diário oficial, lei da ficha limpa passa a valer nas próximas eleições

Medida será votada nesta terça-feira também em Araraquara

EPTV
 
Uma realidade nas próximas eleições em São Carlos, a lei da ficha limpa foi publicada neste fim de semana no diário oficial do município. Criada pelo congresso nacional em 2010, a iniciativa barra a candidatura de políticos condenados na Justiça por tráfico de drogas, racismo, tortura e também por crimes eleitorais. A medida que passa a valer em 2012 trouxe novas discussões para as câmaras municipais.
 
Em Araraquara, os vereadores devem votar na tarde desta terça-feira (31) um projeto semelhante e querem que a lei também seja aplicada para funcionários de confiança da prefeitura.
 
Uma proposta parecida com a de Araraquara está em debate na câmara de Gavião Peixoto, mas divide as opiniões. “A Câmara está dividida. No próximo dia 14 teremos outra seção e talvez o projeto seja discutido. Uma parte está favorável e outra está contrária”, afirma o vereador Claudio Barboza.
 
Em São José do Rio Pardo, o povo se mobilizou. Representantes do projeto “Acorda Cidadão” recolhem assinaturas dos moradores da cidade a favor da criação de uma lei como a ficha limpa.
 
A câmara de São Carlos organizou um abaixo assinado e recolheu mais de cinco mil assinaturas. O autor do projeto, Júlio Pereira de Souza, garante que a cidade é uma das primeiras no país a aprovar a medida. “Apesar de fazer parte da oposição de São Carlos, esse projeto foi votado por unanimidade”, conta o vereador.
 
Os benefícios da lei podem ser sentidos em curto prazo, como explica o diretor da Ong Amarribo, que fiscaliza as gestões públicas da região. “Tendo gente idônea, com ficha limpa na Administração Pública, evidentemente você tem menos desvios de recurso e menos corrupção. Tendo menos corrupção, sobra mais dinheiro para a comunidade.”

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora