segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cidade | Prefeitura abre exposição de acervo que conta um pouco da história de Ribeirão Bonito

Amostra faz parte da programação oficial pelo aniversário da cidade

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Celso Luís
Está em exposição no saguão da Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito desde a manhã desta segunda-feira (28) um acervo que reúne fotos, documentos e objetos históricos que retratam um pouco dos 121 anos do município. A amostra faz parte da programação especial em comemoração ao aniversário da cidade, que será comemorado no próximo sábado (5), e ficará aberta ao público até a próxima sexta-feira (4).

Trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino do município também estão expostos. Imagens de vários pontos da cidade, relíquias do Café Ribeirão Bonito, retratos, livros e documentos, além de uma maquete que simboliza a cidade na época da ferrovia. A exposição está aberta ao público das oito às 17 horas no saguão da Prefeitura.

Regional | Bixos da UFSCar mostram sua simpatia no Centro de São Carlos

Atividades com calouros vão até o próximo dia 4 de março

São Carlos em Rede
 
Foto: Divulgação
Uma série de atividades estão acontecendo nessa semana para que os calouros da UFSCar tenham uma acolhida marcante na abertura das aulas. As atividades começam neste dia 28 fevereiro e vão até o dia 4 de março. A UFSCar tem uma programação especial para todos os seus campus e vem promovendo uma campanha contra o trote violento com o nome "Trote violento. Tô fora!"
 
Nesta segunda-feira os alunos já estavam pelos cruzamentos da cidade pedindo a tradicional moedinha em meio ao trânsito e todos eram recebidos sempre com  muito carinho pelos são-carlenses que já estão acostumados com a brincadeira.

País | Meteorologia prevê para hoje mais pancadas de chuva em São Paulo

Em Carapicuíba, mulher morreu afogada

Agência Brasil
 
A meteorologia prevê mais pancadas de chuva ao longo do dia de hoje (28) na cidade de São Paulo, que voltou a ser atingida, na tarde de ontem (27), por fortes chuvas menos de uma semana depois do temporal ocorrido no último dia 21, cujos sinais ainda podem ser vistos. Desta vez, foram registrados 59 pontos de alagamento, sendo 31 deles intransitáveis. A zona oeste é a região mais castigada. No município vizinho, em Carapicuíba, uma mulher morreu afogada.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, o carro dirigido pela vítima foi parar em um córrego no bairro Capriotti. Os bombeiros a encontraram por volta das 18h, sem sinais vitais, mas ainda tentaram reanimá-la. Na capital, a corporação recebeu dezenas de chamados para resgatar pessoas ilhadas, entre elas passageiros de ônibus retidos em meio às inundações. Uma mulher em trabalho de parto foi resgatada por um helicóptero da Polícia Militar (PM) perto da Rodovia Castello Branco.
 
O Rio Pinheiros transbordou e hoje (28) várias ruas e avenidas da zona oeste, principalmente, na Vila Leopoldina, amanheceram cheias de lixo deixado pela enxurrada. A água encobriu parte dos trilhos da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), impedindo a circulação dos trens em duas linhas, entre as estações da Lapa e Barra Funda. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina, também ficou alagada.
 
O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da prefeitura, informou que o volume de precipitações na zona oeste atingiu 102,6 milímetros (mm) bem acima da média na cidade (42 mm) e mais da metade do acumulado no mês até ontem (188,1 mm). O total ainda está abaixo da média histórica (217mm).
 
Segundo CGE, o que provocou esse temporal foi a aproximação de uma frente fria em choque com o ar quente. Apesar de não esperarem que o volume de chuva registrado ontem volte a ocorrer na tarde de hoje, as autoridades estão em estado de atenção por causa do solo encharcado e do nível elevado de rios e córregos, o que aumenta os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
 
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que, desde o início da Operação Verão, em dezembro do ano passado, as chuvas já provocaram 27 mortes e deixaram 29 feridos, em 102 cidades. As enchentes deixaram 2.430 desabrigados e 11.721 desalojados. Segundo o órgão, 13 municípios continuam em situação de emergência (Atibaia, Avaré, Águas de São Pedro, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cafelândia, Embu, Franco da Rocha, Itupeva, Mauá, Pracinha, Socorro e Sumaré).

Mundo | Milhares voltam às ruas para protestar contra ditador do Iêmen

Testemunhas afirmam que cerca de 5 mil pessoas clamam pela queda do governo

Agências de Notícias
 
Foto: Khaled Abdullah/Reuters
Dezenas de milhares de manifestantes, pedindo pelo fim do regime do ditador Ali Abdullah Saleh no Iêmen, que já dura 32 anos, participaram nesta segunda-feira de protestos na capital do país, Sanaa. No sul do país, confrontos terminaram com a morte de ao menos três soldados e um policial. A violência foi registrada no mesmo dia em que o mandatário afirmou estar disposto a formar um governo de união nacional, segundo a mídia local, mas a proposta foi recusada pela oposição.
 
Testemunhas disseram que cerca de 5.000 pessoas, que haviam acampado durante a noite em ruas próximas à Universidade de Sanna, gritavam "Nós temos uma demanda: a queda do opressor".
 
Protestos anti-Saleh, um aliado dos Estados Unidos na luta contra o braço da rede terrorista Al Qaeda no Iêmen, se espalham pelo país pobre da península Árabe há mais de um mês.
 
"Saia e leve sua corrupção com você", gritavam os manifestantes em Sanaa.
 
Nas cidades de Ibb e Hudeida, no norte, milhares de pessoas se reuniram, enquanto ao menos 10 mil tomaram as ruas de Taiz, 200 quilômetros ao sul da capital.
 
A oposição ao ditador --que anteriormente estava enfrentando uma revolta xiita no norte e uma insurgência secessionista no sul, foi galvanizada pelas revoltas no Egito e na Tunísia, que terminaram com a renúncia de seus então ditadores.
 
Mas, antes mesmo de os protestos começarem, o Iêmen já estava à beira de se tornar um Estado falido. Uma em duas pessoas possui armas de fogo; 40% da população vive com menos de US$ 2 por dia e um terço dela enfrenta fome crônica.
 
Violência contra forças de segurança aumentaram nos últimos dias, embora não esteja claro quem está por trás dos ataques.
 
Uma autoridade local afirmou que dois soldados foram mortos e 11 ficaram feridos em dois ataques por homens armados em Makhzan, na província de Abyan. Os homens atacaram um posto de controle de segurança, matando um soldado e ferindo sete.
 
Um segundo ataque contra um ataque que transportava os feridos matou outro soldado e feriu quatro. A autoridade, que não quis ter o nome revelado, culpou a Al Qaeda.
 
Na província de Hadramout, uma outra autoridade disse que o chefe da inteligência local foi morto a tiros no sábado por homens em motocicletas que, após o ataque, fugiram em alta velocidade.
 
Rebeliões de prisioneiros também foram registrados na província de Mahra, no sul, perto na fronteira com Omã, no domingo. Um detento foi morto em choques com a polícia. Quatro escaparam e dois guardas sofreram queimaduras. 
 
CONCESSÃO 
 
O ditador iemenita garantiu nesta segunda-feira aos partidos da oposição que está disposto a formar um governo de união nacional "nas próximas horas", segundo a agência oficial de notícias Saba.
 
Uma fonte da Presidência citada pela agência explicou que o líder propôs a participação de setores da oposição neste novo Executivo e que seu partido mantenha os principais ministérios.
 
Saleh fez esta proposta ao Encontro Partilhado, plataforma que agrupa os cinco principais partidos da oposição e é a principal instigadora da revolta popular contra o regime iemenita.
 
No entanto, a oposição afirmou que não irá participar do governo de união. "A oposição decidiu ficar com a demanda do povo pela queda do regime, e não há caminho de volta disso", afirmou Mohammed al Sabry, um porta-voz da coalizão oposicionista.
 
Desde que começaram os protestos que pedem a renúncia de Saleh, em 27 de janeiro, o ditador rejeitou em várias ocasiões proposta de diálogo e de formação de um governo de união nacional.
 
Segundo a rede de televisão Al Jazeera, Saleh disse ainda que se a oposição não decidir se unir ao governo em vigor, o presidente entrará em contato com personalidades independentes.
 
A situação é cada vez mais tensa e, no domingo, o líder pediu aos membros do bloco parlamentar de seu partido para que se unam com o objetivo de fazer frente às manifestações maciças, e insistiu na "importância da transferência pacífica do poder através das urnas".
 
Saleh fez este apelo um dia após um influente líder tribal, Hussein Abdullah al Ahmar, anunciar sua renúncia ao governante Partido do Congresso Geral Popular e pedir a outros dirigentes para que se unam para derrubar o regime.

Diário | Hoje é dia 28/02/2011, Segunda-Feira

É o 059° dia do ano - Faltam 306 dias para começar o ano de 2012.

DATAS:
  • Dia da Ressaca.

RELIGIOSOS:
  • Dia de Santa Vilena;
  • Dia de Santo Hilário;
  • Dia de São Daniel Brottier;
  • Dia de São Lupicino;
  • Dia de São Romano;
  • Dia de São Romão;
  • Dia de São Rufino;
  • Dia de São Serapião.

OBSERVAÇÕES:
  • Período zodíaco de: Peixes (20/02 a 20/03).

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Esporte | Torneio de Futsal “Férias de Verão”: classificados da Chave 1 estão definidos

Após dois jogos equilibradíssimos, Secretaria e Piscina estão nas semifinais

Celso Luís, de Ribeirão Bonito

Foto: Arquivo/Internet
O equilíbrio, mais uma vez, predominou no Torneio de Futsal “Férias de Verão”, organizado pelo Primavera Clube, que teve sua quinta rodada disputada na manhã deste domingo (27). Secretaria e Piscina são as primeiras equipes garantidas nas semifinais da competição, definição que veio após duas disputas bem acirradas, que valiam pela última rodada da Chave 1, nesta primeira fase.

No primeiro confronto do dia, Piscina (C) e Salão (D) empataram em quatro a quatro em jogo bem movimentado. Na segunda etapa da partida, a equipe Piscina chegou a abrir quatro a um no marcador, mas não soube administrar a vantagem. Após grande pressão no final da partida o Salão chegou ao empate, resultado que não foi suficiente para a sua classificação.

Na segunda partida, a Secretaria (B) venceu a Sauna (A) por cinco a quatro em mais uma disputa bem equilibrada e nervosa. O jogo seguiu sem uma definição até os minutos finais, quanto a Secretaria conseguiu marcar o gol da vitória. O destaque ficou para a atuação do jovem Rafinha, do time B, autor de três gols. Com o resultado positivo, a equipe avançou às semifinais e eliminou a Sauna.

Após a primeira fase, a classificação da Chave 1 ficou desta maneira: na liderança ficou a equipe Secretaria, com sete pontos, seguida da Piscina, com quatro. As duas equipes estão nas semifinais, marcadas para o dia 20 de março. Salão, com três pontos, e Sauna, com um ponto ganho apenas, estão eliminados da competição.

Os últimos jogos da primeira fase do torneio estão marcados para o próximo dia 13 de março, pois no domingo (6) de Carnaval não haverá rodada. Os confrontos darão um desfecho para a Chave 2, com os jogos entre Churrasqueira (G) X Lanchonete (H) e Parquinho (F) X Ginásio (E). Todas as equipes têm chances matemáticas de classificação, embora um empate na última partida classifique os dois times. Os jogos tem horário previsto para as nove e meia da manhã no ginásio do Primavera Clube.

Cidade | Festa beneficente em prol da Santa Casa de Ribeirão Bonito atrai público abaixo do esperado

Baile contou com animação de dois DJs e da Banda Doce Veneno

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Celso Luís
Cerca de trezentas pessoas participaram na madrugada do último sábado (26) em Ribeirão Bonito da 1ª Festa Beneficente em prol da Santa Casa de Misericórdia local, organizado em parceria pela Sociedade Natação Primavera Clube e Ribeirão Bonito Clube, além de um grupo de voluntários. O evento contou com a animação de dois DJs e da Banda Doce Veneno.

Os portões foram abertos pouco antes das onze horas da noite de sexta-feira (25). Todos passaram por revista logo na entrada do evento, que contou com segurança reforçada. Lá dentro, o primeiro DJ agitava a galera. A banda Doce Veneno passou a se apresentar a partir da meia-noite e meia e fez com que o salão ficasse tomado.

Com repertório variado, o conjunto se apresentou em duas partes: a primeira dedicada aos casais e a segunda direcionada aos jovens. Todos, de qualquer idade, aproveitaram as duas etapas. Em dois momentos, duas personalidades foram homenageadas: Dr. Orazil Paula de Almeida, morto em setembro, e o ex-provedor da Santa Casa Antonio Carlos Galhardo, o Carlé, morto há duas semanas.

Pouco depois das três e meia da manhã, a Doce Veneno se despediu e “passou a bola” ao segundo DJ da noite, momento exclusivo aos mais jovens. Segundo a banda, o áudio do show foi gravado e será transformado em um CD, cuja renda adquirida com a venda também será revertida à Santa Casa de Ribeirão Bonito. Ainda não há informações sobre a renda obtida com a festa.

Regional | Procurado pela Justiça é preso no Cruzeiro do Sul

Desempregado de 30 anos teve a prisão decretada há mais de um mês

São Carlos Agora
 
O desempregado Clebber Donizeti Cypriano, de 30 anos, foi preso pela Polícia Militar na noite desta sexta-feira (25) na rua Elias Arsênios, no Cruzeiro do Sul.
 
Ele estava sendo procurado pela Justiça após ter o mandado de prisão expedido no dia 20 de janeiro. Cypriano foi levado ao Centro de Triagem de São Carlos.

País | Fórum vira obstáculo na busca por justiça

Público sofre com deficiências graves de infraestrutura em quatro dos 12 prédios de fóruns regionais da capital

Márcio Pinho e Rodrigo Burgarelli, O Estado de S. Paulo
 
Foto: Divulgação
Falta de banheiros e de bancos para o público aguentar longas esperas, escadarias intermináveis, processos espalhados pelo chão e pouca - ou nenhuma - acessibilidade para deficientes. Esses são apenas alguns dos problemas dos fóruns regionais de São Paulo.
 
O Estado visitou 12 prédios na capital paulista e constatou que as unidades de Santo Amaro, Penha, Itaquera e Lapa estão em pior situação. Os dois últimos já deveriam funcionar em outros locais desde 2009. No entanto, os prédios anunciados pelo governo do Estado em 2007 não foram construídos no prazo previsto.
 
O descaso é flagrante no Fórum de Santo Amaro, que abrange 43% da população da cidade e é o mais visitado - 4,5 mil pessoas passam por lá por dia. A reportagem encontrou até processos no chão perto de latas de lixo. Nas filas intermináveis, frequentadores esperam ansiosos pela construção de dois novos fóruns na zona sul, no M"Boi Mirim e em Capela do Socorro. A criação foi aprovada por lei em 2010, mas o Judiciário diz que não há data para funcionarem.
 
Em termos de conforto e acesso, o maior problema está no prédio que abriga a Vara da Infância e juizados especiais cíveis na Rua Aurélia, na Lapa, zona oeste. Usuários - incluindo mães com bebês - têm de subir 44 degraus para entrar. Muitos chegam às 5 horas para conseguir senha e esperam até a abertura, às 12h30. À tarde, amontoam-se lá dentro.
 
No prédio que centraliza as demais varas da Lapa, na Rua Clemente Álvares, um informe colocado na parede avisa os visitantes que a estadia no prédio será penosa. "Convidamos a todos que se deslocarem em até dois andares, utilizar as escadarias", diz o comunicado. O prédio tem quatro andares.
 
Na zona leste, o contraste entre bairros ricos e pobres também se traduz na realidade dos fóruns. O do Tatuapé tem boa estrutura. Na visita feita pela reportagem, havia bancos de sobra para todos os usuários. Já no da Penha, as pessoas tinham de esperar em pé.
 
"Não tem acomodação nenhuma nesse prédio. É muito desconfortável. Sem contar o calor que temos de suportar", disse o motoboy Lisney Eliezer Silva, de 37 anos, que esperava ali por uma audiência.
 
"Puxadinhos". Vários desses problemas se repetem no Fórum de Itaquera, na mesma região. Tanto lá quanto na Penha, há salas que são "puxadinhos" feitos com divisórias. Faltam em vários andares itens de acessibilidade, ventilação, elevadores que aguentem a demanda, locais para guardar processos e outros equipamentos.
 
"Aqui o usuário pena. Chega cedo, fica na fila do lado de fora sob sol e chuva. É difícil estacionar e a localização é muito ruim", contou o advogado Eudecio Ramos, responsável pela divisão regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no bairro. A segurança também é um problema em Itaquera, já que a reportagem, sem se identificar, foi convidada pelos seguranças a entrar sem passar pelo detector de metais para agilizar o processo.
 
O fórum fica na Avenida Pires do Rio, muito perto do Fórum São Miguel Paulista, cuja estrutura é bem melhor. Corredores largos e bancos por todo o prédio dão conforto. Há rampas que podem ser usadas por cadeirantes e banheiros em todos os andares.
 
Uma curiosidade, porém, é a falta de aparelhos de ar-condicionado nos corredores e nas salas de varas e cartórios. O equipamento só é encontrado com frequência nos gabinetes de juízes. Entre os fóruns visitados pela reportagem isso foi uma constante, assim como o calor fora dessas salas. Santana, Pinheiros e Vila Prudente também estão entre os prédios com boa estrutura em relação aos demais.

Mundo | Conselho das Nações Unidas aprova sanções contra Gaddafi

Sanções incluem a proibição de viagens do ditador e o congelamento de bens

Folha.com
 
Foto: Timothy A. Clary/AFP
O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou neste sábado, por unanimidade, sanções severas contra o líder líbio Muammar Gaddafi, seus familiares e integrantes de seu círculo político. Essas sanções incluem a proibição das viagens de Gaddafi e o congelamento de seus bens.
 
A resolução aprovada pelo conselho de 15 nações também inclui uma referência a Corte Internacional de Haia a respeito da repressão das forças governamentais contra as manifestações populares, para posterior investigações de quaisquer responsáveis pela morte de civis.
 
A resolução aprovada pelo conselho tem por objetivo "atingir a ampla e sistemática violação de direitos humanos, incluindo a repressão de protestantes pacíficos". Os membros também manifestaram preocupação pela morte de civis, "rejeitando inequivocamente o incitamento de hostilidades e violências contra a população civil feita pelas mais altas autoridades do governo líbio".
 
A decisão das Nações Unidas ocorre na sequência de medidas semelhantes já adotadas pelos EUA. Obama assinou uma ordem executiva para congelar todos os ativos de Gaddafi, sua família e membros de seu regime.
 
Hoje, o líder americano declarou que Gaddafi deve deixar o poder e sair do país "agora", já que perdeu a legitimidade para governar. "Quando a única forma de um líder permanecer no poder é pelo uso da violência massiva contra seu próprio povo, ele perdeu sua legitimidade para governar e precisa fazer o que é certo: ir embora", avaliou Obama, conforme comunicado distribuído pela Casa Branca.
 
O Conselho de Segurança das Nações Unidas é composto por cinco integrantes permanentes --China, França, Rússia, Reino Unido e EUA-- e dez integrantes com mandatos de dois anos, que hoje são: África do Sul, Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Colômbia, Gabão, Índia, Líbano, Nigéria e Portugal. 
 
GUERRA CIVIL 
 
Em entrevista à rede de televisão árabe Al Arabiya neste sábado, o filho do ditador líbio Muammar Gaddafi, Saif al Islam Gaddafi, disse que a escalada dos conflitos entre manifestantes e forças do governo podem levar o país a uma guerra civil ou à intervenção internacional na região.
 
O filho do ditador líbio também reconheceu que há "uma vontade interna de mudança" na Líbia, mas afirmou que os manifestantes estão sendo manipulados.
 
"O que a nação líbia está passando abriu as portas para todas as opções, e agora os sinais de guerra civil e interferência estrangeira começaram a aparecer", disse Saif al Islam.

Diário | Hoje é dia 27/02/2011, Domingo

É o 058° dia do ano - Faltam 307 dias para começar o ano de 2012.

DATAS:
  • Dia do Agente Fiscal da Receita Federal;
  • Dia do Idoso;
  • Dia do Livro Didático.

RELIGIOSOS:
  • Dia de Nossa Senhora das Dores;
  • Dia de São Gabriel.

OBSERVAÇÕES:
  • Período zodíaco de: Peixes (20/02 a 20/03).

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Redação | Nota da Família Lucato

Agradecimento

Família Lucato

Nós, da família Lucato, vimos, através deste documento agradecer aos que se colocaram ao nosso lado na indignação de ter o nome do nosso querido Emygdio Lucato retirado do plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, através do Projeto de Resolução nº 001/2010.
 
Ao Pedro Sergio Ronco e Marcel Rofeal, pelas manifestações através de seus blogues; ao Jornal Correio D'Oeste, pela vasta matéria publicada em sua edição de 06/02/2011; aos Srs. Josmar Verillo e José Chizzotti pelas colunas veiculadas na imprensa e nos blogues citados.
 
Agradecemos a Lina Maria Zeraik que encabeçou e protocolou junto à Câmara Municipal o protesto de 349 pessoas que espontaneamente assinaram a manifestação. A essas pessoas bem como àquelas que compareceram ao plenário de sessões acompanhando as discussões, nosso reconhecimento.
 
Por fim, agradecemos também aos vereadores srs. Luiz Marcelino dos Santos Palone, autor do projeto, Aparecido Donizete Galhardo, José Sebastião Baldan, Eduardo Antonio Doimo e  Renata Mesquita  Magalhães que atentos aos clamores da população votaram pela aprovação do Projeto de Resolução nº 002/2010, que revoga o dispositivo anterior, preservando a memória do ex-vereador e ex-prefeito Emygdio Lucato. A magnitude da decisão de Câmara Municipal na sessão do dia 21/02/2011 não só representa um ato de justiça, como também restabelece o respeito a uma decisão homologada pelos vereadores da época da homenagem prestada. 
 
Ribeirão Bonito, fevereiro de 2.011.

Obituário | Serviço de utilidade pública

Nota de Falecimento:

É com muito pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido nesta sexta-feira (25) em Ribeirão Bonito, do Senhor JOEL DA SILVA, aos 63 anos de idade. Seu JOEL deixa viúva a Senhora Marina dos Santos Silva e nove filhos. Seu corpo está sendo velado no Velório Municipal de Ribeirão Bonito e seu sepultamento está marcado para logo mais às 15 horas, passando pela Igreja Matriz, seguindo para o Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito.

A família enlutada, nossas condolências e nossas orações.

Cidade | Justiça ouve testemunhas de agressão no PS

Dezenas de pessoas lotaram a Praça dos Três Poderes

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Foram ouvidos nesta sexta-feira (25), no Fórum da Comarca de Ribeirão Bonito, cerca de 30 testemunhas, a vítima e os cinco acusados de espancamento dentro do Pronto Socorro Municipal em outubro. A primeira audiência sobre o caso durou cerca de sete horas e atraiu dezenas de pessoas para a Praça dos Três Poderes, no centro da cidade. Na saída, os acusados foram aplaudidos por amigos e familiares.

Prevista para começar à uma hora da tarde, os depoimentos tiveram início com meia hora de atraso. Os cinco acusados chegaram no horário em um camburão, escoltado por outras duas viaturas. Cerca de 120 pessoas aguardavam na porta do Poder Judiciário. Lá dentro, testemunhas e a vítima também esperavam para depor perante a juíza e o representante do Ministério Público.

Uma das testemunhas passou mal e precisou deixar o Fórum em uma ambulância. Pouco depois, por volta das 16 horas, o jovem espancado deixou o local escoltado por policiais, mas não escapou da hostilidade dos populares. A última testemunha deixou o prédio por volta das 19 horas, porém, a audiência ainda não havia terminado. A cada movimentação no interior do Fórum, os curiosos se manifestavam.

Aproximadamente sete horas depois do início da audiência, por volta das oito e meia da noite, três advogados deixaram o prédio e um tumulto se concentrou em um dos portões do Fórum, por onde o comboio sairia. Os cinco elementos foram aplaudidos por cerca de 50 pessoas que ainda aguardavam no local. Com a saída, os advogados informaram que eles devem aguardar na prisão o pronunciamento judicial sobre o andamento do processo, o que está previsto para o início da próxima semana.

Com a notícia, mães e familiares chegaram às lágrimas. A irmã de um dos acusados desmaiou no meio da rua, foi retirada com ajuda de parentes e precisou de atendimento no Pronto Socorro.

Entenda o caso

A confusão teve início na noite de 14 de outubro no ginásio Blota Júnior, durante uma partida de futebol de salão. Alaelson Santana de Queiroz se envolveu em uma discussão com outros dois torcedores e acabou esfaqueando um deles, dando início a uma perseguição. No Pronto Socorro, onde buscou refúgio, Queiroz foi agredido por cinco rapazes com chutes, socos e uma barra de metal.

Em estado grave, Alaelson foi transferido para São Carlos. Os agressores foram presos na semana seguinte, quando o caso ganhou repercussão nacional após a liberação das imagens gravadas pelo circuito interno de segurança do PS.

Regional | Vigilante de 26 anos morre após ser espancado em frente a boate

Segundo a polícia, ele se envolveu em duas brigas com 3 homens

EPTV
 
Um vigilante de 26 anos morreu após ser espancado em frente a uma boate, na madrugada deste sábado (26), na Avenida Getúlio Vargas, em São Carlos.
 
Segundo a polícia, Oberdan Pereira se envolveu em uma confusão com algumas meninas e três homens no local.
 
De acordo com Joenilson da Silva Pereira, o primo da vítima, quando eles estavam saindo do local de moto, um carro os fechou. O veículo era ocupado pelos três indivíduos que se envolveram na briga anterior. Os homens desceram do carro e passaram a agredir o vigilante com golpes de capacete na cabeça.
 
O primo conseguiu fugir e quando retornou encontrou Pereira caído inconsciente no meio da avenida. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e socorreu o vigilante, que não resistiu aos ferimentos. Seu corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
 
O vigilante era da Bahia e há oito anos estava morando em São Carlos. O primo dele esteve no plantão policial, onde deu a sua versão em depoimento.
 
O caso será investigado pelo 4º Distrito Policial e pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Ninguém foi preso.

País | Aumenta número de crimes em cidades do interior brasileiro

De acordo com estudo, violência aumentou em locais com menor presença do Estado em segurança pública

Agência Brasil
 
A criminalidade cresce de maneira alarmante no interior do Brasil. A pequisa Mapa da Violência 2011, divulgada pelo Ministério da Justiça, aponta que entre 1998 e 2008 a taxa de homicídios no interior aumentou 38,6%, enquanto as capitais e regiões metropolitanas reduziram seus índices em 24,6%.
 
De acordo com o estudo, houve deslocamento dos polos da violência para os locais com menor presença do Estado na área de segurança pública. Isso demonstra a falta de políticas específicas para combater a criminalidade em municípios de médio e pequeno porte.
 
O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), principal ação do governo federal na área, atende apenas os grandes centros urbanos e municípios com mais de 200 mil habitantes. Os governos dos estados, aos quais cabe constitucionalmente estabelecer e executar as políticas de segurança pública, também não têm ações sistemáticas para conter a criminalidade e a violência nessas localidades.
 
A interiorização da violência indica que é o interior que assume a responsabilidade pelo crescimento das taxas de homicídios e não mais as capitais ou regiões metropolitanas. "É inegável que essa situação de equilíbrio instável vai exigir esforços redobrados dos governos e da sociedade civil para interiorizar e espalhar as políticas de contenção e enfrentamento da violência", diz a pesquisa.
 
De acordo com a coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), Silvia Ramos, o processo de migração da violência começou das capitais para os municípios das regiões metropolitanas e depois para o interior. "Hoje, a violência migrou para os chamados municípios de médio porte. Aquela cidade com 50 mil habitantes, que era um lugar onde todo mundo dormia de portas e janelas abertas ou ficava na pracinha até de noite tocando violão."
 
Fatores como tráfico de drogas, comércio clandestino de armas e policiamento precário contribuíram para o aumento das taxas de homicídio no interior do país, segundo Silvia. "Essas cidades adotaram uma cultura de violência. Aquela cidadezinha [pacata] passou a ser um local onde todo mundo está se entupindo de grades."
 
Além da interiorização da violência, a pesquisa também destaca a concentração da criminalidade em certas áreas urbanas, como favelas e zonas periféricas. Para Silvia, isso reflete o surgimento de uma nova variável explicativa para o crescimento da violência: a geografia urbana.
 
"Antigamente, costumava-se imaginar que renda, gênero, raça e escolaridade eram variáveis explicativas importantes para entender taxa de homicídio. Embora tudo isso seja verdade, apareceu uma nova, que é a variável do local de moradia."
 
De acordo com a coordenadora, as políticas públicas não estão preparadas para intervir de forma integrada nesses territórios. "Temos de melhorar as respostas na área de segurança pública. Para que a criminalidade seja reduzida, temos, em primeiro lugar, que ter policiais comunitários e, ao mesmo tempo, investir na melhoria [infraestrutura e ações sociais] dessas áreas."

Mundo | Brasileiros que deixaram a Líbia de navio chegam no domingo em Atenas

Trabalhadores estavam ilhados em Benghazi há oito dias

Bárbara Forte, eBand 
 
Foto: Ben Borg Cardona/AFP
Um navio com 148 brasileiros partiu na noite desta sexta-feira de Benghazi, na Líbia, para Atenas. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, os funcionários da construtora Queiroz Galvão devem chegar às 2h deste domingo (horário de Brasília) na capital grega. Depois disso, o grupo seguirá para o Brasil.
 
Os trabalhadores estavam ilhados há oito dias em Benghazi. A viagem para Atenas deve levar 17 horas na embarcação de bandeira grega. 
 
Odebrecht 
 
O Itamaraty informou que, nesta quinta-feira (24), dois aviões jumbo decolaram do aeroporto de Trípoli transportando os funcionários da empresa da Odebrecht. O grupo se encontra em Malta, onde o Itamaray montou uma equipe de apoio emergencial para acolhê-los. Os funcionários da Petrobras e da Andrade Gutierrez também deixaram o país em diferentes voos.

Diário | Hoje é dia 26/02/2011, Sábado

É o 057° dia do ano - Faltam 308 dias para começar o ano de 2012.

DATAS:
  • Dia do Comediante.

RELIGIOSOS:
  • Dia de São Porfírio de Gaza.

OBSERVAÇÕES:
  • Período zodíaco de: Peixes (20/02 a 20/03).

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Plantão | Chega ao fim audiência sobre agressão no PS

Cerca de 30 testemunhas, vítima e os cinco acusados foram ouvidos

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Terminou há alguns instantes a primeira audiência sobre o espancamento de um jovem no Pronto Socorro Municipal de Ribeirão Bonito, ocorrido em outubro do ano passado. Cerca de trinta testemunhas, a vítima e os cinco acusados foram ouvidos durante sete horas. A cobertura completa será veiculada pelo BMR na manhã deste sábado (26).

Cidade | 1° Baile Beneficente em prol da Santa Casa

Renda será revertida para a manutenção do hospital de Ribeirão Bonito 

Redação

Imagem: Divulgação

Regional | O tema Segurança Pública levou mais de 150 pessoas ao salão de festas da Aparecida em Dourado

População se interessa pelo tema e comparece em peso em evento

Blog do Ronco

Fotos: Sérgio Ronco 
Dificilmente uma reunião começa no horário marcado, por  pura falta de público. Em Dourado foi diferente, o início foi pontual, às 19h00, como marcava o panfleto distribuído na cidade, pois o salão já apresentava um número considerável de participantes. Mais alguns minutos, novas cadeiras tiveram que ser colocadas, pois os 80 lugares iniciais foram insuficientes. A última contagem passava das 150 pessoas que deixaram o conforto de seus lares para ouvir, dialogar, questionar e até mesmo cobrar as autoridades presentes. 
 
Fizeram parte da mesa diretora, as seguintes autoridades: Prefeito Edmur Buzzá, Presidente da Câmara Toninho Mecânico e os Policiais Militares: Coronel Jackson Justus, Major Paulo Wilhelm, Capitão Luiz Alberto Andrade de Almeida e Sargento Carini. Na platéia outros seis vereadores faziam parte da primeira fila: Miguel, Evandro, Mario, Tânia, Juninho Roganti e João Casare. Ao lado estava o vice-prefeito João Fantim.
 
O Coronel Justus iniciou a reunião explicando a todos os números do efetivo do Estado de São Paulo, reconhecendo que há uma defasagem de policiais em todo o Estado. Disse também que em breve poderá contar com a formatura de alguns policiais que estarão à disposição para serem divididos em todas as áreas que estão sob o seu comando.
 
Coronel Justus tem dito em todas as reuniões onde participa que seu trabalho prioritário é o preventivo. Em Dourado não foi diferente, bateu na mesma tecla chamando a atenção de todos para que se utilizem do 190 em qualquer situação de suspeita.
 
A Atividade Delegada, a que coloca em serviço policiais militares que estão de folga, mereceu por parte do Coronel, uma minuciosa explicação. Em seguida, o prefeito de Dourado, Edmur Buzzá foi questionado pelo Blog do Ronco, o que achava da Atividade Delegada e de uma possível formação de guarda municipal na cidade.
 
O prefeito Edmur de cara já descartou a possibilidade de formação de uma guarda municipal, pois para o chefe do Executivo, acarretaria em tempo de formação, os mesmos não poderiam portar armas e que na eventualidade de um guarda se machucar a complicação seria enorme.
 
Quanto à Atividade Delegada, deixou claro que é favorável, porém com ressalvas de que esse projeto está sendo estudado com o Departamento Jurídico, se é possível implantar essa atividade e, também, com o Financeiro para verificar a viabilidade econômica do projeto. 

Sessão de Perguntas
 
Muitas perguntas foram dirigidas pelos presentes e até mesmo pelo Blog do Ronco. Uma dessas perguntas teve a participação de vários munícipes, cada qual emendando um fato ao mesmo tema: Perturbação do sossego, através de automóveis com o volume de seus rádios e toca-cds acima do permitido. Escapamentos de motos, freadas, arrancadas etc. A explicação veio do Capitão Andrade que mostrou aos presentes que a PM não tinha como multar esses condutores, pois no município não há o convênio entre prefeitura e PM para que policiais possam agir. “Quando isso acontece, o policial pede para o condutor baixar o volume, o que é feito. É só a polícia virar a esquina, o volume volta a ser alto”, disse o Capitão da PM.
 
Ficou claro para todos que o convênio é uma necessidade em Dourado. Outros exemplos de cidades vizinhas foram mencionas como o caso de Ribeirão Bonito onde o índice daqueles que abusam do som alto diminui bastante.
 
Vereadores foram questionados sobre o projeto que tramitou no Legislativo, porém não foi aprovado. Como na reunião havia sete, dos nove vereadores do Legislativo, o compromisso foi firmado em fazer um novo projeto para que possa ser novamente apreciado.
 
Esse assunto do barulho generalizado mereceu boa parte das discussões na reunião, mostrando a todos que esse é um problema que a população quer ver resolvido de uma vez. Um morador da área rural se exaltou pressionando o prefeito Edmur a dar uma solução para o caso. Na realidade Edmur não entendeu que o assunto era o barulho generalizado, pensou tratar-se ainda da discussão anterior da Atividade Delegada. Um pequeno mal estar foi criado, mas logo a reunião teve prosseguimento com mais perguntas.
 
Algumas reclamações com atendimento de policiais foram mencionadas, no que se refere à agilidade no atendimento do chamado de uma viatura. Para o capitão Andrade, o serviço poderia ser melhor caso houvesse mais policiais e mais viatura na cidade. Voltou a citar a Atividade Delegada como uma solução para o problema.

País | Morte em plataforma do Metrô causa transtorno a passageiros

Testemunhas disseram que usuária caiu na via férrea após passar mal e foi atropelada pelo trem

Ricardo Valota, estadão.com.br
 
Foto: Leonardo Soares/AE
Passageiros que utilizam a estação Barra Funda, da linha 3, Vermelha (Barra Funda - Itaquera), do Metrô enfrentaram uma dificuldade maior que a normal no final da noite de quinta-feira, 24, em razão de um acidente com morte ocorrido às 21h33.
 
Uma das plataformas ficou fechada até as 23h30, obrigando os usuários a utilizar uma segunda plataforma, após uma pessoa cair na via férrea e ser atropelada pela composição.
 
A assessoria de imprensa do Metrô não soube informar sexo e idade do passageiro nem detalhes do ocorrido. Internautas que entraram em contato com o Twitter @estadão informaram que a vítima é uma mulher e que ela teria passado mal antes de cair na via e ser atropelada, morrendo no local.
 
Com o fechamento de uma das plataformas, os usuários enfrentaram um maior acúmulo de pessoas tanto na estação Barra Funda como na estação Marechal Deodoro.
 
O intervalo entre as composições aumentou de dois para três minutos. À 1 hora desta sexta-feira, 25, policiais do plantão da Delegacia do Metrô (Delpom) informavam que não haviam recebido informação alguma sobre o fato.

Mundo | Venezuela diz que há interesses estrangeiros na crise líbia

Segundo chanceler, objetivo é pôr em risco produção de petróleo no país

BBC Brasil
 
Maduro criticou a 'dupla moral' da comunidade internacional em relação ao conflito líbio
 
O governo da Venezuela, visto como um aliado da Líbia na América Latina, indicou nesta quinta-feira que há forças estrangeiras interessadas em invadir o país para colocar em risco a produção petrolífera de um dos membros da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo).
 
"A Venezuela está analisando o conflito da Líbia com objetividade, já que estão se criando as condições para justificar uma invasão e tirar um dos pilares da OPEP", afirmou o chanceler Nicolás Maduro, durante um discurso no Parlamento.
 
Benghazi, a segunda cidade mais populosa da Líbia e cujos pontos centrais estão sob controle da oposição, abriga as principais jazidas de petróleo do país.
 
"Advogamos pela independência, paz e soberania do povo da Líbia. Não desejamos violência a nenhum país", afirmou Maduro, para quem a comunidade internacional atua com "dupla moral" em relação ao conflito líbio.
 
Twitter
 
Já o presidente Hugo Chávez usou seu Twitter para tratar da crise na Líbia. "Vamos, chanceler Nicolás (Maduro), dê outra lição a esta direita pró-EUA", escreveu, em referência à direita venezuelana.
 
"Viva a Líbia e sua independência! Khadafi enfrenta uma guerra civil!", afirmou o presidente, minutos depois de Maduro afirmar que está em curso na Líbia é uma "guerra de secessão".
 
O chanceler disse que o governo venezuelano acredita que algumas agências de noticias poderiam estar manipulando informações sobre crise na Líbia, assim como ocorreu na Venezuela quando houve o fracassado golpe de Estado de 2002 contra Chávez.
 
Uma equipe do canal multiestatal Telesul, com sede em Caracas, chegou a Trípoli na quarta-feira, e desde então tem reportado "total normalidade" na capital do país, que ainda é controlada por Khadafi.
 
O canal estatal transmite programas mostrando os protestos e a situação em Trípoli e fala de uma "guerra informativa".
 
Rumores
 
Essa é a primeira vez que o governo da Venezuela opina sobre a crise na Líbia. No fim de semana, depois de uma onda de rumores, o chanceler britanico, William Hague, chegou a afirmar que Khadafi poderia ter fugido de seu país rumo à Venezuela.
 
As declarações de Hague foram qualificadas como "irresponsáveis" pelo governo venezuelano. A imprensa estatal do país considera que elas tinham a intenção de vincular Chávez a Khadafi, que esta sendo questionado por violação de direitos humanos.
 
Chávez, que recebeu em Trípoli o Prêmio Khadafi de Direitos Humanos, tem sido criticado pela oposição venezuelana por ter entregado uma réplica da espada do líder independentista venezuelano Símon Bolívar.
 
OTAN
 
Antes da Venezuela, o líder cubano Fidel Castro já havia advertido sobre uma suposta intenção da OTAN de utilizar a crise na Líbia para intervir militarmente neste país.
 
"Nada teria de estranho a intervenção militar na Líbia, a qual garantiria à Europa os quase 2 milhões de barris diários de petróleo" afirmou Fidel, em artigo publicado nesta quinta-feira.
 
Fidel, que também questiona a veracidade da informação das agências de noticias, disse que "ninguém no mundo nunca estará de acordo com a morte de civis indefesos na Líbia", escreveu. O ex-presidente cubano, no entanto, questiona se esse princípio é aplicado "aos civis indefesos que os aviões sem pilotos e os soldados (da OTAN) matam todos os dias em Afeganistão e Paquistão".
 
Na América Latina, o único presidente que abertamente declarou apoio ao líder líbio foi o nicaraguense Daniel Ortega, quem na segunda-feira expressou sua "solidariedade" com o amigo Khadafi.

Diário | Hoje é dia 25/02/2011, Sexta-Feira

É o 056° dia do ano - Faltam 309 dias para começar o ano de 2012.

DATAS:
  • Desconhecidas ou inexistentes.

RELIGIOSOS:
  • Dia de Santa Valburga;
  • Dia de Cesário.

OBSERVAÇÕES:
  • Período zodíaco de: Peixes (20/02 a 20/03).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cidade | Ribeirão Bonito entra no clima do Carnaval 2011

Samba-enredo em homenagem ao médico Orazil Paula de Almeida

Redação

Vídeo: Blog Marcel Rofeal

Regional | Diante da escalada da violência, Fermiano insistirá na Guarda Municipal armada

Para ele, a violência cresceu muito e a cidade não é mais como antigamente

São Carlos em Rede
 
Foto: Divulgação
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Edson Fermiano (PR), disse que a onda de assaltos à residência, como esse último que aconteceu no Jardim Cardinalli, ontem, 23, e a escalada da violência na cidade como no resto do Brasil apenas comprovam a necessidade de implementação de sua tese de que a Guarda Municipal precisa andar armada. “Estou reforçando a idéia e já fiz moção nessa legislatura para isso”, ponderou.
 
Segundo Edson Fermiano, a violência cresceu e a cidade não é mais como antigamente. “Aquele período do Guarda Noturno que passava andando de cavalo pelos bairros acabou, naquela época havia um respeito, isso não tem mais infelizmente”, disse.
 
Fermiano afirma que defende a Guarda Municipal armada, mas de forma que os profissionais tenham um treinamento para usar as armas igual ao que é oferecido para a Polícia Militar. “Quero treinamento especializado com todos os critérios, pois falta gente nas ruas”, diz.
 
Para o vereador, a solução para o problema da violência passa por políticas sociais efetivas que incluam as pessoas que estão marginalizadas à sociedade, entretanto Fermiano explica que é fundamental aumentar o efetivo do aparato estatal de segurança. “Falta gente nas ruas, quando você está andando e encontra uma viatura a sensação de segurança aumenta”, destaca.
 
De acordo com o presidente da Câmara, ele deverá realizar  no mês que vem uma reunião com os Guardas Municipais onde tratará do tema com esses servidores.

País | Criminosos fazem arrastão em ruas da zona norte do Rio

Polícia Militar informou que os assaltantes levaram dois veículos na fuga

Diana Brito, Folha.com
 
Pelo menos três homens armados com pistolas realizaram um arrastão por volta das 7h desta quinta-feira nos bairros da Tijuca, São Cristóvão e Benfica, na zona norte do Rio. Não há registro de feridos. Três veículos roubados foram recuperados.
 
A Polícia Militar informou que os assaltantes levaram dois veículos na rua Major Fonseca, em São Cristóvão, e abandonaram eles na rua Jansen de Melo, em Benfica, bairro vizinho, também no subúrbio. Em seguida, policiais do 4º Batalhão de São Cristóvão foram acionados e iniciaram uma perseguição aos criminosos na região. Houve troca de tiros, mas ninguém se feriu.
 
O grupo armado conseguiu fugir pela rua Prefeito Olímpio de Melo, em direção ao morro do Tuiuti. Motoristas disseram à polícia que perderam celulares, joias e dinheiro durante o assalto. PMs fazem buscas na região a procura dos criminosos. Uma operação da PM está programada para o final da tarde no morro do Tuiuti.
 
Esse é o segundo arrastão em dois dias na zona norte da cidade. Na noite de terça-feira, criminosos praticaram assaltos no Méier. Na ocasião um policial militar e um coronel do Exército foram assassinados.

Mundo | Palestinos protestam contra veto americano nas Nações Unidas

Manifestantes agitavam bandeiras e cartazes com críticas aos Estados Unidos

France Presse
 
Cerca de 5.000 palestinos participaram nesta quinta-feira de uma passeata em Nablus, no norte da Cisjordânia, para protestar contra o que chamaram de "veto da vergonha" --o veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) a uma resolução que determinava o fim dos assentamentos israelenses.
 
Os manifestantes agitavam bandeiras palestinas e cartazes com críticas ao governo do presidente Barack Obama e apelos à unidade do movimento nacional palestino.
 
"O veto americano coloca Israel acima do direito internacional", dizia um dos cartazes.
 
Além disso, os palestinos pedem "o fim da divisão" entre o partido Fatah do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e os radicais islâmicos do Hamas, que controlam a faixa de Gaza.
 
Na última sexta-feira, os Estados Unidos vetaram no Conselho de Segurança um projeto de resolução árabe que considerava "ilegal" a colonização israelense nos territórios palestinos ocupados, pedindo seu fim.
 
Os outros 14 membros do Conselho --permanentes e rotativos-- votaram a favor da resolução.

Diário | Hoje é dia 24/02/2011, Quinta-Feira

É o 055° dia do ano - Faltam 310 dias para começar o ano de 2012.

DATAS:
  • Dia das Fontes de Águas;
  • Dia do WebDesigner.

RELIGIOSOS:
  • Dia de São Sérgio.

OBSERVAÇÕES:
  • Período zodíaco de: Peixes (20/02 a 20/03).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cidade | Apagões frequentes em Ribeirão Bonito inspiram uma marchinha de carnaval

Enredo do "Bloco do Apagão" fez sucesso no município e atraiu imprensa regional

Redação

Vídeo: Reprodução EPTV
Baixe o Adobe Flash Player

Vídeo: Blog Marcel Rofeal

Regional | Dois assaltantes morrem e um fica ferido após troca de tiros com a Força Tática

Três homens armados invadiram residência no Jardim Cardinalli

São Carlos Agora - Atualizado às 00h49
 
Dois assaltantes morreram na noite desta quarta-feira (23) após trocarem tiros com a Polícia Militar no Jardim Cardinalli. Um terceiro assaltante foi baleado e está sendo atendido neste momento na Santa Casa de São Carlos. Eles haviam acabado de assaltar uma casa no bairro.
 
O assalto aconteceu na rua Cyrus Basset Dansey. Três homens armados invadiram a residência e fizeram o morador refém. A vítima foi trancada em um banheiro enquanto os bandidos separaram jóias e folhas de cheques. Em seguida os marginais pularam o muro e ganharam a casa vizinha, onde renderam um casal e o filho em uma edícula. Eles eram ameaçados a todo momento sob a mira de armas.
 
Os bandidos também apanharam jóias e talões de cheques. A intenção deles era fugir com dois veículos que estavam na garagem, mas a ação foi frustrada porque eles ouviram barulho na casa vizinha.
 
Os marginais fugiram pulando os muros das residências. A Polícia Militar foi acionada e cercou o quarteirão. Após algum tempo uma viatura da Força Tática foi verificar um terreno baldio nas redondezas e foi recebida a bala pelos marginais.
 
Houve troca de tiros e dois assaltantes acabaram baleados. Eles chegaram a ser socorridos pela própria Polícia Militar, mas morreram ao dar entrada na Santa Casa de São Carlos. Um terceiro assaltante também foi baleado e foi está sendo atendido neste momento na Santa Casa de São Carlos. Nenhum policial ficou ferido.
 
Com os bandidos a PM apreendeu armas e munições. O local onde houve o confronte está isolado e o trabalho da pericia está sendo realizado.
 
Os policiais ainda procuraram um Palio que seria usado para a fuga dos marginais e era ocupado por um quarto assaltante.

País | Senado aprova projeto que fixa mínimo em R$ 545

Sem alterações, texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff

Marielly Campos, eBand com Agência Senado

Foto: Fabio Rodrigue Pozzebom/Abr 
O Plenário do Senado aprovou por maioria o salário de R$ 545. Também foi aprovado o artigo que determina que a presidente Dilma Rousseff pode alterar o salário conforme as diretrizes da nova lei, sem precisar consultar novamente o Congresso Nacional.
 
O projeto foi totalmente aprovado da forma como propôs a base governista.
 
Como não houve alterações no texto remetido pela Câmara dos Deputados, o projeto segue agora para a sanção da presidente Dilma. Se aprovada, a matéria deve ser publicada no Diário Oficial da União até o dia 28 de fevereiro, para que possa valer a partir do dia 1º de março. 
 
Oposição reage 
 
O PSDB e o PPS prometeram questionar no STF (Supremo Tribunal Federal) a possibilidade de o salário mínimo poder ser alterado por decreto presidencial, sem passar pelo Congresso.
 
Parlamentares das legendas confirmaram que ajuizarão uma ADI  (ação direta de inconstitucionalidade) contra o artigo 3º do PLC 1/11.
 
Para a oposição, seria inconstitucional o Congresso abrir mão de aprovar o valor do salário mínimo, já que o artigo 7º da Constituição dispõe que o mínimo será fixado por lei.
 
Nesta quarta-feira, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), reuniu-se com o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, para discutir o assunto. Cavalcante disse que, a princípio, a fixação do mínimo por decreto fere a Constituição. Uma comissão da OAB ficou encarregada de elaborar parecer sobre a questão.

Mundo | Obama diz que violência na Líbia é ‘ultrajante’

"O sofrimento e o derramamento de sangue são ultrajantes, e isto é inaceitável", disse o presidente na Casa Branca

AFP 
 
Foto: STR/AFP
O presidente americano, Barack Obama, qualificou a repressão na Líbia e as ordens para atirar em manifestantes de "ultrajantes" e pediu que o mundo fale como um só para responsabilizar o governo líbio. Obama, em seu primeiro pronunciamento televisionado sobre a crise na Líbia, disse que enviará a secretária de Estado, Hillary Clinton, para Genebra, para o encontro do Conselho de Direitos Humanos da Nações Unidas, que ocorre no fim de semana, e para conversas com chanceleres aliados.
 
"O sofrimento e o derramamento de sangue são ultrajantes, e isto é inaceitável", disse na Casa Branca. "Como também são as ameaças e as ordens para atirar em manifestantes pacíficos e as punições contra o povo da Líbia. Estas ações violam as leis internacionais, e todos os padrões de decência comum. Esta violência precisa acabar", acrescentou.
 
O presidente dos EUA disse ainda que "em uma situação de instabilidade como esta, é imperativo que as nações e pessoas do mundo falem com uma só voz e este tem sido nosso foco". Obama disse que seus assessores de política externa têm "trabalhado contra o tempo" para preparar uma resposta à violência e disse que está analisando "diversas opções" para responsabilizar a Líbia. 
 
Responsabilidade 
 
Ele não mencionou o nome do líder líbio Muammar Kadhafi em seu pronunciamento, e também não detalhou o tipo de medidas que a Líbia pode enfrentar. Mas já houve pedidos de novas sanções contra o governo do país do norte da África, como congelamento de bens, e até de uma zona de proibição de voo estabelecida pela Otan para proteger os civis. "Como todos os governos, o governo líbio tem a responsabilidade de conter a violência, de permitir assistência humanitária para os que necessitam e de respeitar os direitos de seu povo", disse Obama.
 
"Ele deve ser responsabilizado por seu fracasso em cumprir estas responsabilidades e enfrentar os custos do prosseguimento das violações dos direitos humanos". Mais cedo, Hillary Clinton condenou o uso da violência contra os manifestantes e advertiu, assim como Obama, que o regime de Kadhafi deverá ser responsável por suas ações. "A violência é inaceitável e o governo líbio deve ser responsável por suas ações", declarou Hillary durante uma coletiva de imprensa conjunta com o chanceler brasileiro, Antônio Patriota.
 
Kadhafi, no poder há mais de 40 anos, encontrava-se nesta quarta-feira cercado por uma rebelião que controlava o leste do país, apesar das ameaças lançadas para esmagar os protestos. Segundo dados oficiais, pelo menos 300 pessoas morreram desde o início da revolta. Para a FIDH (Federação Internacional de Direitos Humanos), o número de vítimas seria 640.

Câmara | O que rolou na sessão da última segunda-feira

Os assuntos que foram abordados no tema livre e a ordem do dia

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito

Além das discussões acaloradas acerca do projeto de resolução n° 002/2010, a sessão ordinária da última segunda-feira (21) também foi marcada pela complexidade dos assuntos abordados no tema livre e a rejeição do projeto de lei n° 008/2011, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre autorizar o município a filiar-se à Frente Nacional de Prefeitos. Foram 14 matérias apreciadas na ordem do dia, sendo sete requerimentos, seis projetos e uma moção.

No tema livre, o primeiro parlamentar a ocupar a tribuna foi o vereador José Sebastião Baldan (PMDB), que aproveitou para esclarecer sobre a qualidade de transmissão dos trabalhos pela rádio comunitária local. Baldan falou sobre a Santa Casa, citou o concurso público aberto pela prefeitura na última semana e abordou o polêmico projeto de resolução n° 002/2010.

Para ele, não houve má fé na votação do então projeto de resolução n° 001/2010 e disse que viu no memorial uma alternativa de homenagear Emygdio e Dalvo Lucato, e Benedito Alves Costa. Lembrou os abaixo-assinados em repúdio à troca de nomes e disse que acataria a vontade da maioria. “Se magoei alguma família tradicional, me perdoem”, disse o vereador.

O segundo a falar no tema livre foi Nelson de Souza (PRB), que começou criticando a empresa responsável pelas obras de construção da nova creche no conjunto habitacional “Prefeito Victor Arnaldo Torrezan”. Falou sobre a indicação n° 008/2011, de sua autoria, e criticou duramente as lixeiras instaladas pela prefeitura em vários pontos da cidade. Souza encerrou suas palavras criticando duramente os desvios de função na administração pública local.

Quem também se manifestou na tribuna foi o vereador Aparecido Donizete Galhardo (PSB), o Branco. Galhardo disse que foi questionado por munícipes sobre a lei conhecida como “Cidade Limpa”, aprovada no início do ano passado pela Câmara. Branco esclareceu alguns pontos da lei, como a construção de calçadas e a obrigatoriedade em cercar e manter limpos os terrenos.

Renata Mesquita Magalhães (PSDB), a Salomé, fechou o tema livre desta segunda-feira comentando sobre o projeto de lei 002L/2011, de sua autoria, que dispõe sobre instituir a Semana dos Educadores da Rede Municipal de Ensino em Ribeirão Bonito. Também falou sobre a indicação 010/2011, também de sua autoria, sobre a possibilidade de prestar esclarecimentos em escolas municipais sobre educação.

Salomé aproveitou o ensejo e criticou duramente a educação de Ribeirão Bonito, a qual considera “péssima”. Citou o artigo publicado por este blog na segunda-feira e disse que vai lutar pelos professores durante a legislatura. “Vou continuar defendendo a minha classe”, disse Renata. Também professora, a vereadora criticou o departamento de educação e disse que as pessoas que não tem capacidade e vontade de trabalhar, devem “pedir pra sair”.

Lembrando o que foi dito pelo vereador José Luiz Mascaro (PT) há duas semanas, Renata cobrou o conteúdo da carta anônima recebida pelo colega e que conteria denúncias de irregularidades na educação. Criticou a demora na restauração da escola Coronel Pinto Ferraz e terminou dizendo que falta capacitação e incentivo aos docentes de Ribeirão Bonito.

Ordem do dia

- PL 004/2011, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre regulamentação de reserva de vagas de estacionamento para idosos no Município:
  • Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – APROVADO;
  • Projeto de Lei n° 004/2011 – APROVADO.

- PL 007/2011, de autoria do Executivo Municipal de Ribeirão Bonito, que dispõe sobre abertura de crédito suplementar especial:
  • Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – APROVADO;
  • Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade – APROVADO;
  • Projeto de Lei n° 007/2011 – APROVADO.

- PL 008/2011, de autoria do Executivo Municipal de Ribeirão Bonito, que dispõe sobre autorizar o Município a celebrar termo de filiação junto à Frente Nacional de Prefeitos:
  • Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – APROVADO;
  • Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade – APROVADO;
  • Projeto de Lei n° 008/2011 – REJEITADO (três favoráveis: José Luiz Mascaro, José Sebastião Baldan e Nelson de Souza; três contrários: Aparecido Donizete Galhardo, Benedita Dejanira de Oliveira e Dimas Tadeu Lima; três abstenções: Eduardo Antonio Doimo, Luiz Marcelino dos Santos Pallone e Renata Mesquita Magalhães).

- PL 009/2011, de autoria do Executivo Municipal de Ribeirão Bonito, que dispõe sobre alterar a jornada de trabalho de cargo de Assistente Social no Município:
  • Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – APROVADO;
  • Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade – APROVADO;
  • Projeto de Lei n° 009/2011 – APROVADO.

- PL 001L/2011, de autoria do Ver. Eduardo Antonio Doimo, que dispõe sobre alterar a redação do artigo 1° da Lei Municipal n° 2012/2008:
  • Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – APROVADO;
  • Projeto de Lei n° 001L/2011 – APROVADO.

- PR 002/2010, de autoria do Ver. Luiz Marcelino dos Santos Pallone, que dispõe sobre alterar a denominação de salas da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito:
  • Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – APROVADO;
  • Projeto de Resolução n° 002/2010 – APROVADO (cinco favoráveis: Aparecido Donizete Galhardo, Eduardo Antonio Doimo, José Sebastião Baldan, Luiz Marcelino dos Santos Pallone e Renata Mesquita Magalhães; quatro contrários: Benedita Dejanira de Oliveira, Dimas Tadeu Lima, José Luiz Mascaro e Nelson de Souza).

- REQUERIMENTO N° 008/2011, de autoria da Ver. Renata M. Magalhães, que dispõe sobre requerer informações a respeito do Conselho de Alimentação Escolar – APROVADO;

- REQUERIMENTO N° 009/2011, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre requerer informações a respeito do cumprimento da Lei 8666, no que diz respeito ao Transporte Escolar – APROVADO;

- REQUERIMENTO N° 011/2011, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre requerer informações a respeito da firma que presta serviço de limpeza pública no município – APROVADO;

- REQUERIMENTO N° 012/2011, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre requerer informações a respeito do quadro pessoal da municipalidade – APROVADO;

- REQUERIMENTO N° 013/2011, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre requerer informações a respeito dos cargos comissionados da Prefeitura Municipal – APROVADO;

- REQUERIMENTO N° 014/2011, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre requerer informações a respeito dos veículos oficiais da municipalidade – APROVADO;

- REQUERIMENTO N° 015/2011, de autoria do Ver. Nelson de Souza, que dispõe sobre requerer informações a respeito das linhas de alunos da municipalidade – APROVADO;

- MOÇÃO N° 001/2011, de autoria dos Vers. José Sebastião Baldan e Dimas Tadeu Lima, que dispõe sobre congratulações à Família Ferreira – APROVADO.