Retrospectiva 2011 | O que marcou o mês de Março - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011 | O que marcou o mês de Março

Dia 3 – A primeira-dama, Maria José Gobato Veiga, e a diretora de Promoção Social, Vera Lúcia Celestino, confirmaram os desfiles carnavalescos de Ribeirão Bonito. O corso havia se tornado incerto após boatos gerados com a divulgação do contrato entre a Prefeitura e a escola de samba “Extremo do Norte”, de Bebedouro. Integrantes da escola local teriam se negado a desfilar.


Dia 5 – Nem a chuva atrapalhou as comemorações pelo 121° aniversário de emancipação política de Ribeirão Bonito. A III Caminhada “Pratique Saúde” abriu a festa pela manhã, seguida pela apresentação da Banda 1° de Maio nos painéis do Morro Bom Jesus e pela II Exposição de Orquídeas e produtos artesanais na Praça da Matriz. Devido à chuva, a exposição de carros antigos foi adiada.


Dia 6 – Milhares de pessoas foram às ruas para acompanhar a primeira noite do Carnaval de Ribeirão Bonito. A chuva que atingia a cidade foi responsável pelo atraso em mais de uma hora na saída do cordão, composto pela escola de samba “Unidos do Centenário” e blocos. Os desfiles foram acompanhados e registrados pelo Blog Marcel Rofeal, e as fotos continuam em uma página especial.


Dia 8 – O BMR noticiou o cancelamento do Carnaval no distrito de Guarapiranga, a 12 quilômetros de Ribeirão Bonito. Segundo informações apuradas pela reportagem, uma denúncia de supostas irregularidades no clube do distrito teria sido feita ao Corpo de Bombeiros, cancelando o evento. A Prefeitura havia feito reparos e adaptações no prédio para a realização do evento, que não ocorreu.


Dia 8 – A chuva deu uma trégua e proporcionou a folia na segunda noite de desfiles carnavalescos em Ribeirão Bonito. Milhares de pessoas lotaram a Rua São Paulo durante a passagem do cordão. Além da escola de samba “Unidos do Centenário” e dos blocos, o corso teve a participação da escola “Extremo do Norte”, de Bebedouro. A família do médico Orazil Paula de Almeida participou da festa.


Dia 9 – Através de ofício direcionado à Câmara Municipal de Ribeirão Bonito, um funcionário da Prefeitura Municipal acusou o prefeito Paulo Antonio Gobato Veiga de abuso de poder e perseguição política. Carlos Guilherme Mascaro pediu que os parlamentares abrissem investigação sobre o caso, detalhado no documento. O presidente da Casa, vereador Eduardo Doimo, não se manifestou a respeito.


Dia 10 – O Conselho Comunitário de Segurança, o Conseg de Ribeirão Bonito, realizou a entrega de 126 pares de óculos ao Departamento Municipal de Saúde. Na entrega, realizada no Centro de Especialidades Municipais (CEM), estiveram presentes a presidente do conselho, Maria José Prior, o Capitão da PM, Luiz Alberto Andrade de Almeida, o Cabo PM Reginaldo e a diretora de Saúde, Maria Eliza Alboleia.


Dia 10 – O Departamento Municipal de Saúde de Ribeirão Bonito confirmou epidemia de conjuntivite no Município. Segundo a diretora Maria Eliza Alboleia, foram registrados 500 casos da doença na cidade, com cerca de 40 novos casos a cada dia. De acordo com Alboleia, o vírus detectado é o mesmo diagnosticado em 2003: o Enterovirus A-24. Uma série de medidas preventivas foi anunciada.


Dia 12 – Problemas de contabilidade levaram a Prefeitura Municipal de Ribeirão Bonito à lista de devedores do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. O repasse de algumas verbas do Governo Federal foi suspenso e o convênio com o Governo do Estado para o transporte escolar foi suspenso. Segundo a Prefeitura, a Câmara não teria recolhido todos os impostos devidos do mês de janeiro.


Dia 13 – Terminou a primeira fase do torneio de futsal “Férias de Verão 2011”, evento esportivo promovido pela Sociedade de Natação Primavera Clube. A primeira partida prevista para o dia resultou na vitória da Churrasqueira por WO, uma vez que apenas três atletas da Lanchonete compareceram. No segundo confronto, Parquinho acabou vencendo Ginásio por goleada: onze a cinco.


Dia 13 – Três pessoas, sendo um atleta e dois espectadores, ficaram feridas após um acidente durante a prova de MotoCross no recinto de exposições José Piccolo, no Jardim Heliana. O evento fez parte das comemorações pelos 121 anos de emancipação de Ribeirão Bonito. Segundo o Departamento de Saúde, a moto foi arremessada contra o público e atingiu um casal.


Dia 16 – Alunos e professores comemoraram com festa o 45° aniversário da Escola Municipal “Profª Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato”, no centro de Ribeirão Bonito. Para marcar a data, direção e coordenação promoveram uma exposição de fotos e documentos históricos sobre a escola e sobre a vida de Lélia Cecília. Os alunos, por sua vez, foram contemplados com o bolo de aniversário na hora do intervalo.


Dia 19 – Meia hora de blecaute aliviada por uma “Super Lua”, aparentemente 15% maior e 30% mais brilhante. O fenômeno natural ocorre, em média, a cada 18 anos e é quando a Terra está mais próxima de seu satélite natural. Já o “fenômeno” apagão, que era registrado constantemente em Ribeirão Bonito, veio acompanhado de três picos por volta das sete e meia da noite. As causas são desconhecidas.


Dia 20 – As equipes Churrasqueira e Piscina se classificaram para a grande final do torneio de futsal “Férias de Verão 2011”. O primeiro confronto da semifinal foi decidido nos pênaltis, após empate de três gols, onde Churrasqueira venceu Secretaria por dois a zero. Com o empate em quatro gols no tempo normal, a disputa entre Parquinho e Piscina foi para a prorrogação, onde a primeira venceu por nove a cinco.


Dia 20 – O Ribeirão Bonito Esporte Clube venceu o amistoso contra a equipe Trovão Negro, de Jaú, no estádio municipal “Tonico Varella”, em Ribeirão Bonito. A partida serviu de preparação para a equipe da casa visando à aproximação da edição 2011 da Liga Jauense de Futebol Amador. Cafu, ET e Washington marcaram para a equipe da casa, e Albérico fez o gol de honra da equipe visitante.


Dia 21 – Após a infecção de quase mil pessoas pelo Enterovirus A-24, a epidemia de conjuntivite em Ribeirão Bonito foi declarada sob controle pelo Departamento Municipal de Saúde. Segundo a diretora Maria Eliza, o número de novos casos caiu de 40 para 20 por dia. Em poucos dias, 5% da população já havia sido atingida. Só na Escola Coronel foram mais de 50 afetados.


Dia 23 – O BMR esteve na Câmara Municipal e reportou que a placa com o nome de Emygdio Lucato já havia voltado para o plenário. A instalação foi feita após a polêmica em torno da resolução n° 001/2010. Também foi assunto da mesma reportagem a existência de goteiras na nova sede do Poder Legislativo. Depois de uma semana de chuva intensa, havia poças em alguns pontos do plenário.


Dia 23 – Começou pela manhã a aplicação da camada de asfalto em algumas ruas do Morumbi II. Foi o último procedimento para a conclusão dos trabalhos, que começaram na primeira quinzena do mês anterior e deveriam ter acabado na primeira quinzena de março. O investimento no bairro gira em torno de R$ 300 mil. Na reportagem, foi anunciada a pavimentação do bairro Novo Ribeirão.


Dia 25 – Nove mulheres consideradas destaques em suas áreas de atuação foram homenageadas em solenidade no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal das Mulheres com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, e do Banco do Brasil. Autoridades, familiares e amigos das homenageadas lotaram o plenário.


Dia 27 – A equipe Piscina sagrou-se campeã do torneio de futsal “Férias de Verão 2011” após a vitória por oito a quatro sobre a adversária Churrasqueira. Na decisão pelo terceiro lugar, Secretaria goleou o Parquinho pelo placar de oito gols a um. Segundo a organização do evento, a Sociedade de Natação Primavera Clube, o único incidente registrado foi um WO, caso que seria analisado.


Dia 28 – A Justiça da Comarca de Ribeirão Bonito declarou extinto o processo envolvendo a Interpress Comunicações Editoriais Ltda. e o ex-prefeito Rubens Gayoso Júnior, o Rubinho, e que resultou na cassação do mandato do então prefeito, em 2008. Para a juíza Gabriela Müller Carioba Attanasio, não foi comprovado qualquer ato de improbidade administrativa no contrato entre a empresa e a Prefeitura.


Dia 28 – O Ministério da Cultura aprovou o projeto, de autoria da Amarribo, que visa à construção do Centro Cultural de Ribeirão Bonito no prédio que abrigou o Cine Piratininga, no centro da cidade. A decisão permitiu que a organização pudesse dar início à captação de recursos com a iniciativa privada para a obra, orçada em R$ 2,7 milhões. O prédio foi concedido à Amarribo em 2006.


Dia 29 – Em sessão extraordinária, o Poder Legislativo de Ribeirão Bonito aprovou os reajustes salariais de 10% aos servidores públicos da municipalidade e de 6,36% aos agentes políticos – prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara e vereadores, referente ao índice inflacionário anual. Aos servidores, além do índice inflacionário, foi aplicado um aumento real de 3,64%.


Dia 30 – Mais dois cortes no fornecimento de energia elétrica foram o suficiente para que Ribeirão Bonito registrasse a média de um blecaute por dia no mês de março, segundo dados do blog “Ribeirão do Apagão”. Neste dia, a cidade ficou sem energia por duas horas e, segundo a concessionária administradora do serviço, técnicos teriam detectado “um problema emergencial na rede”.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora